A Netflix completou 25 anos na segunda-feira (29 de agosto de 2022). Neste um quarto de século de existência, a plataforma de streaming alterou diversas vezes seu logotipo e é provável que você nem reconheça os primeiros adotados pela empresa. Confira!

Fundada em 1997 por Reed Hastings, o atual CEO da empresa, e Marc Randolph, o primeiro CEO da companhia, que saiu em 2002 após a abertura de capital, a Netflix passou por diversas mudanças ao longo de seus vinte e cinco anos de existência. Em 1998, por exemplo, a empresa oferecia um serviço de aluguel de DVDs por correio. Somente em 2007 que a Netflix se tornou uma plataforma de streaming de vídeo.

Logos da Netflix ao longo de seus 25 anos de existência. Fonte: Oficina da Net
Logos da Netflix ao longo de seus 25 anos de existência. Fonte: Oficina da Net

Primeiro filme e série original da Netflix

Em 2012 a Netflix lançou sua primeira série original chamada "Lilyhammer". Na época, a empresa começou a transmiti-la originalmente na Noruega e serviu de modelo base para futuros lançamentos da empresa. Esse foi um grande marco para a companhia, pois também era a primeira vez que transmitia uma série em diversos países e idiomas.

Primeira série original da Netflix chamada Lilyhammer. Fonte: Netflix
Primeira série original da Netflix chamada "Lilyhammer". Fonte: Netflix

O primeiro filme longa-metragem original da Netflix foi lançado em 2015 com o título "Beasts of No Nation".

Primeira filme longa-metragem original da Netflix chamada Beasts of No Nation. Fonte: Netflix
Primeira filme longa-metragem original da Netflix chamada "Beasts of No Nation". Fonte: Netflix

Três anos depois, em 2018, a plataforma de streaming ganhou seu primeiro Oscar com o documentário "Ícaro".

Primeiro Oscar da Netflix pelo Ícaro. Fonte: Netflix
Primeiro Oscar da Netflix pelo "Ícaro". Fonte: Netflix

Os primeiros logotipos da Netflix

O primeiro logotipo utilizado pela Netflix em 1997 não tem absolutamente nada a ver com o atual. Tanto a fonte da letra quanto as cores do logotipo não têm semelhança alguma com o que a plataforma de streaming utiliza hoje. Confira a imagem abaixo.

Primeiro logotipo utilizado pela Netflix em 1997. Fonte: Netflix
Primeiro logotipo utilizado pela Netflix em 1997. Fonte: Netflix

Tanto o primeiro quanto o segundo logo não duraram muito tempo. Enquanto o primeiro durou 3 anos, o segundo teve uma "vida" de menos de 12 meses. Ele tinha as cores preto e amarelo e um ponto sobre o "i". Veja na imagem a seguir.

Segundo logo da Netflix lançado nos anos 2000. Fonte: Netflix
Segundo logo da Netflix, lançado nos anos 2000. Fonte: Netflix

O terceiro logo da Netflix foi o mais duradouro da empresa. Lançado em 2001, o logotipo só foi trocado por um novo em 2014.

Terceiro logo da Netflix, lançado em 2001. Fonte: Netflix
Terceiro logo da Netflix, lançado em 2001. Fonte: Netflix

O atual logotipo da Netflix foi lançado em 2014 e já está com aproximadamente 8 anos. A letra "N", que aparece nas séries e filmes originais da plataforma de streaming, foi lançada em 2016. Entretanto, mesmo após a criação do "N", a empresa não substituiu o logotipo criado anteriormente e só é utilizado no app mobile (Android e iOS) para se ajustar melhor à tela dos celulares.

Netflix se prepara para oferecer streaming de jogos

Em 2022 descobriu-se que a Netflix pretende dar um passo além e está trabalhando na implantação de streaming de jogos em sua plataforma. Ele será semelhante aos serviços Amazon Luna, PlayStation Now e Google Stadia. Confira em nossa matéria todos os detalhes sobre a novidade que a empresa planeja trazer.