A Netflix começou a testar um novo método para evitar o compartilhamento de contas do streaming - afinal, quem nunca usou a senha de um amigo ou familiar? A novidade foi percebida por alguns usuários estrangeiros que começaram a receber uma mensagem durante o usa da plataforma. "Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar assistindo", diz o comunicado.

A mensagem possibilitaria que o usuário escolha entre receber um código por SMS ou e-mail. Se após este aviso o usuário não conseguir comprovar que é o proprietário da conta, ele será impedido de acessar os conteúdos, sendo aconselhado a criar sua própria conta na plataforma. Apesar do aviso "assustador", o lembrete também conta com a opção "verificar mais tarde", possibilitando o acesso sem o código por mais algum tempo.

O alerta tem como objetivo impedir que um usuário assinante (e pagante) compartilhe a senha com outras pessoas (não pagantes), que são potenciais clientes para a Neflix. A medida está sendo implementada, portanto, por motivos comerciais, além de buscar melhorar as medidas de segurança em relação à proteção da conta, de acordo com a Netflix.

Ainda não se sabe como será a aplicação desta nova restrição ou quando ela entra em vigor para todos os usuários - ou mesmo se chegará a ser implementada pela plataforma. Apesar do ‘susto’ para alguns usuários, a medida não é uma novidade tão inesperada assim: já em 2019 a Netflix dava sinais de que gostaria de impor mudanças para garantir o fim do compartilhamento de senhas.

Afinal, essa novidade impede o compartilhamento?

Um porta-voz da Netflix relatou ao site especializado The Verge que "esse teste foi desenvolvido para ajudar a garantir que as pessoas que usam contas da Netflix estejam autorizadas a fazê-lo". Entretanto, apesar de o aviso assustar os usuários, nada impede que um amigo que esteja usando uma conta emprestada peça para que o titular repasse o código de verificação enviado pela plataforma. A intenção é justamente gerar esse obstáculo para o acesso, para quem não tiver autorização de usar a conta, mas não necessariamente impedindo o compartilhamento entre amigos ou familiares.