A Netflix está testando uma nova maneira de ajudar os usuários a encontrar séries e filmes para assistir com o lançamento de um recurso "Coleções", atualmente em teste em dispositivos iOS. Embora a Netflix hoje já ofereça sugestões temáticas de títulos para assistir, com base no histórico de exibição, as Coleções não se baseiam apenas em temas. De acordo com a Netflix, os títulos são selecionados por especialistas de criação da empresa, e são organizados nessas coleções com base em fatores semelhantes - como gênero, tom, trama e traços de personagem.

Essa curadoria liderada por humanos é diferente de como a Netflix normalmente faz suas recomendações. O serviço de streaming é famoso por seu avançado sistema de categorização, onde existem centenas de categorias de nicho que vão além de grandes grupos como "Ação", "Drama", "Ficção Científica" e "Romance". Essas subcategorias mais restritas permitem que o usuário encontre títulos mais específicos e direcionados.

coleções Netflix

A mensagem foi descoberta por um usuário comum chamado Jeff Higgins, que postou as melhorias em seu perfil no Twitter. Na verdade, essa é uma medida incomum, já que a maioria das tecnologias é cada vez mais baseada em algoritmos de inteligência artificial.

O "fator humano" é restaurado pela Netflix.

Um teste já aconteceu no aplicativo da Netflix para iOS. Então, se os usuários gostarem do recurso, é provável que a Netflix adote o sistema para todas as suas plataformas. Para o usuário, as playlists são semelhantes a diferentes emoções ou sentimentos. Incidentalmente, é precisamente o fator de sentimento humano que faz com que a seleção de sugestões seja melhor.

As "coleções" nos introduzem a diferentes tópicos. Por exemplo, se você precisa relaxar, há bons documentários de animais que são bastante apropriados. Por outro lado, se a sua curiosidade procura algo novo, há entrevistas, filmes de ação ou séries de exploração espacial agrupados por "sentimento". Em resumo, a Netflix quer oferecer a você uma seleção criteriosa de conteúdo para cada tipo de "sentimento".

O recurso "Coleções" já está sendo testado no iOS

A Netflix anunciou que não garante a durabilidade desse recurso por enquanto. Embora os usuários do iOS possam ter acesso, não há garantia de uma implementação permanente.

Obviamente, a empresa de streaming verifica a recepção e a viabilidade geral. Acima de tudo, será uma maneira mais direta e humana de encontrar o que queremos ver. Seja séries ou filmes, haverá um critério claro para sugestões.