A Netflix avalia mensalmente o desempenho da plataforma de streaming em horários nobres na rede de algumas provedoras de internet. No mês de março, o maior ganho de velocidade foi registrado no Japão, pela Softbank (Fiber), que conseguiu chegar no segundo lugar do ranking japonês, subindo onze posições. Em comparação com fevereiro, em que o provedor apresentava somente 3,13 Mbps, a velocidade aumentou 0,67 megabits, atingindo média mensal de 3,80 Mbps.

Na Arábia Saudita, a STC continuou registrando aumentos de velocidade, com média mensal de 2,92 Mbps, em relação a 2,47 Mbps em fevereiro. Também registraram acréscimos significativos na velocidade de conexão em março, a Indonésia, em que a velocidade média mensal da Neuviz cresceu 0,41 Mbps, para 2,24 Mbps, ante 1,83 Mbps em fevereiro. A Wind Hellas, da Grécia, que registrou velocidade média de 3,01 Mbps em março, em relação a 2,63 Mbps em fevereiro e a taiwanesa Taiwan Broadband aumentou sua velocidade em 0,32 Mbps, para uma média mensal de 3,49 Mbps em março em comparação com 3,17 Mbps no mês anterior.

Provedora do Japão registra maior aumento no índice de conexão Netflix
Provedora do Japão registra maior aumento no índice de conexão Netflix

Por outro lado, a provedora que registrou maior queda no índice de velocidade foi a AIS Fibre da Tailândia, com velocidade média de 3,96 Mbps em março, em relação a 4,46 Mbps em fevereiro. As japonesas Japan Softbank (DSL) e NIFTY também tiveram reduções. Na DSL houve queda para 2,00 Mbps em março, em comparação a 2,49 Mbp em fevereiro, enquanto que a NIFTY apresentou 2,55 Mbps em março, quando em fevereiro estava com 2,86 Mbps.

Mais reduções foram identificadas nas provedoras Entel do Chile, com média de 2,9 Mbps em março, quando em fevereiro registrou 2,53 Mbps. Zajil Telecom do Kuwait, cuja velocidade média caiu de 3,13 Mbps em fevereiro para 2,83 Mbps em março. Luxembourg Online, de Luxemburgo, com redução da média dos 3,96 Mbps apurados em fevereiro para 3,96 Mbps em março.

No Brasil

Veja a atual situação da tecnologia e velocidade de internet no Brasil, segundo os números da Netflix: 

 

Velocidade da internet no Brasil, em abril de 2018
Velocidade da internet no Brasil, em março de 2018

Acompanhamento da internet no Brasil
Acompanhamento da internet no Brasil

Estes índices de velocidade de Conexão Netflix visam avaliar o desempenho da Netflix em horários nobres na rede de determinados provedores de internet. Esta avaliação é importante pois quanto maior for a velocidade, melhor a qualidade de imagem, além de menos interrupções e inicialização mais rápida no streaming.