Durante o último final de semana, os astronautas Victor Glover e Mike Hopkins, ambos da NASA, fizeram uma última caminhada fora da Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), para completar algumas tarefas de manutenção, como substituir uma antena para câmeras de capacete, redirecionar quatro cabos Ethernet, apertar as conexões de uma plataforma de experimentos europeia e instalar um anel de metal na tampa térmica da escotilha.

Algumas dessas foram completadas com êxito e outras continuam apresentando uma certa dificuldade que já foi identificada em spacewalks (caminhadas no espaço) anteriores. A tarefa mais perigosa e que apresentou um certo risco aos astronautas foi a que envolveu um reparo no sistema de resfriamento externo da estação.

A caminhada espacial deste sábado (13) foram realizadas pelos astronautas Victor Glover (esquerda) e Michael Hopkins. (Imagem: NASA/Divulgação)
A caminhada espacial deste sábado (13) foram realizadas pelos astronautas Victor Glover (esquerda) e Michael Hopkins. (Imagem: NASA/Divulgação)

Para manter a temperatura da Estação de forma estável, tubos bombeiam amônia por todo o corpo do módulo espacial. Caso esse sistema não fosse utilizado, a temperatura interna da ISS poderia chegar a 121ºC. O problema, porém, foi quando uma das mangueiras retiradas expeliu mais amônia do que se esperava, apresentando riscos à saúde dos astronautas e colocando em risco a integridade de toda a Estação Espacial.

Medidas de segurança

Para proteger a integridade interna do módulo espacial, a NASA solicitou que os dois astronautas praticassem uma medida de segurança. No momento em que alguns focos do produto químico foram ejetados, Hopkins chegou a declarar que teve a impressão de ter contato direto no visor de seu capacete. Glover, por sua vez, reclamou de uma certa irritação nos olhos, o que também é caracterizado como um dos sintomas ao ter contato com amônia.

Para evitar problemas maiores, o Controle da Missão permitiu que os dois astronautas ficassem do lado de fora da estação por aproximadamente seis horas, a fim de remover qualquer vestígio de amônia com a ajuda da luz solar. Mas quatro horas depois, o controle informou que esse tempo já havia sido suficiente para não comprometer a integridade interna da ISS.

Além de uma certificação visual, uma investigação será necessária para identificar se existem indícios que a amônia entrou na câmara de descompressão quando a caminhada no espaço foi terminada.

Leia também:

Histórico dos astronautas

Para esta tripulação, esta foi a sexta e, ao que tudo indica, a última caminhada fora do módulo espacial internacional. Para cada um dos astronautas pessoalmente, esta foi a quarta spacewalk da carreira de Glover e a quinta na carreira de Hopkins. Glover tem agora um total de 26 horas e 7 minutos fora da Estação, e Hopkins tem 32 horas e 1 minuto em caminhadas no espaço.