[ATUALIZADO] Tecware Impulse Pro, mouse para poucos gostos - REVIEW EXCLUSIVO

Novamente com um review exclusivo da Tecware aqui no Brasil mas dessa vez nada de teclado e sim de um mouse. O Impulse Pro foi lançado para brigar com os grandes, será que ele consegue?

Por Mouses Pular para comentários

A idéia do Impulse Pro é competir com mouses de preços superiores oferecendo a mesma qualidade de construção e rastreio.

Com o preço de 40USD lá fora iremos descobrir durante este review onde que a marca cortou gastos - se cortou - para brigar na faixa dos topos de linha custando menos que seus rivais Rival/Sensei 310, DeathAdder Elite, Pulsefire FPS Pro, dentre outros.

UPDATE:

Recebi algumas informações internas sobre o possível preço do mouse, se o preço que me foi passado se confirmar e houver melhoras no controle de qualidade do mouse podem ter certeza que este será, assim como o Phantom Elite, um dos melhores CxB do mercado brasileiro e espero que esta negociação se concretize!

Antes de ver tudo isso e mais um pouco vamos primeiro conhecer um pouco mais da marca e da onde ela vem.

Assista o Review em vídeo também! Todos os nossos reviews tem um vídeo além do artigo escrito, bora lá?

A Tecware

Mousepad RGB da marcaMousepad RGB da marca

A marca é relativamente nova tendo "apenas" 7 anos de existência, você pode visitar o website da mesma porém achará poucas informações por lá, entrei em contato com a marca e eles ficaram felizes de dar um pouco mais de informações sobre a história da marca e da onde eles vem. Vou deixar o texto original em inglês pra quem quiser ler e traduzirei logo abaixo.

 "TECWARE started out as a boutique brand in 2012, selling unique PC Cases locally (Philippines) to D.I.Y PC builders. Today, we are a global brand and have expanded our product offering to Peripherals as well. Most of our global operations are held in Singapore, but we have partners in Singapore, Malaysia, Philippines, Vietnam, Australia, and most recently Indonesia. Our products are also available on Amazon and AliExpress in US and EU regions. We set ourselves apart with our commitment to a high standard of quality, as well as clean and meaningful designs, all these while balancing the price-performance ratio of our products, so that consumers understand what they?re paying for and the value they are getting with our products."

                  - Tecware

A marca começou em 2012 vendendo gabinetes únicos para pessoas que montam PCs Custom localmente nas Filipinas.

Hoje a marca que vendia somente nas Filipinas se tornou Global e a mesma expandiu sua linha de produtos que agora contém gabinetes, fans, mouses, teclados, mousepads e apoios de pulso.

A maior parte dos processos internos da empresa são contidos em Singapura porém eles também tem parceiros na Malásia, Filipinas, Vietnam, Australia e mais recentemente Indonésia. Na Europa e nos Estados Unidos os produtos estão disponíveis na Amazon e na AliExpress (prevejo importadores abrindo o AliExpress agora).

Eles se diferenciam pois focam em um alto nível de qualidade de produtos com designs que misturam elegância e funcionalidade e ao mesmo tempo tendo um equilíbrio com o Custo x Benefício dos produtos para que assim os clientes da marca entendam o que eles ganham pelo preço que pagam.

O contato com a marca foi bem fácil de conseguir, tudo que eu fiz foi mandar uma mensagem para a página do Facebook da marca que eles me responderam logo depois.

Agradeço a Tecware pela informação concedida e acho que fica uma válida apresentação da marca ao público brasileiro.

Design e Construção Externa

O design do mouse é Ambidestro, ou seja, ele é simétrico que é algo que raramente vemos hoje em dia e isso é algo bom já que este não é o único mouse oferecido pela marca e assim ela consegue atender a todos os gostos além do seu peso de 105g que está bem na média.

A construção externa dele é muito bem feita e não pude notar nenhum ponto negativo por aqui. O mouse desliza extremamente bem e é emborrachado em todo o seu entorno superior e lateral, inclusive com algumas partes inferiores também emborrachadas. A borracha vai descascar? Vai, assim como acontece em muitos Zowies que vemos por aí mas não posso afirmar com 100% certeza em quanto tempo.

Impulse ProImpulse Pro

Ele tem um visual mais gamer como é possível ver pelas fotos com curvas mais arredondadas em sua parte frontal por assim dizer, felizmente ele não é um R.A.T. que pareciam mais um mutante do que qualquer outra coisa. Sinceramente eu preferi a aparência dele com somente a logo ligada pois achei o resto dos efeitos meio exagerados. Felizmente dá pra configurar este modo, mesmo que seja uma grande "gambiarra".

Parte frontalParte frontal

Ele tem em total 7 botões extras além do clique do scroll e dos botões principais. Cada lateral tem 2 botões e a parte superior tem outros 2 botões que servem para a troca de DPIs e de iluminação, nenhum dos botões extras não são iluminados. O último botão extra está localizado em sua parte inferior e tem o nome de "Change Button", este botão tem a função de ____.

 Parte inferior do mouseParte inferior do mouse

O seu cabo é em Nylon e participa da categorias de cabos de nylon finos e maleáveis, parece que finalmente as empresas estão aprendendo a fazer cabos que não sejam duros a pontos de atrapalhar a jogatina o que era bem comum não muito tempo atrás.

 Cabo do mouseCabo do mouse

Além disso, incluso na caixa vem um set completo de pés de teflons adicionais, algo que todos os outros Reviewers vem pedindo para ser incluso em todas as caixas há tempos, então pontos para a Tecware.

Visão periférica do mouseVisão periférica do mouse

Pegada

Pra ser honesto, pedi pra várias pessoas usarem o mouse pra ver se ficava confortável e a maioria gostou de primeira porém após alguns minutos elas também tiveram algum desconforto ou o formato do mesmo não combinava com a mão da pessoa. Complementando, outras pessoas comentaram que por causa do posicionamento dos botões laterais os mesmos acabam sendo pressionados sem querer com vários missclicks acontecendo durante o uso. Pra MIM ele é o mouse mais desconfortável que já usei e o primeiro que não consigo ficar mais de 30 minutos usando.

Isso se dá pois meu dedo mínimo fica sobreposto pelo dedo anelar e isso causa um desconforto enorme ao usar o mouse, sendo assim impossível usá-lo por muito tempo, mas como falei isso é algo PESSOAL e pode ser que você adore a pegada do mesmo.

Dedos sobrepostos no lado direito do mouseDedos sobrepostos no lado direito do mouse

Aqui eu acho que é um dos pontos fracos do mouse pois mesmo sendo pessoal ele tem um shape que não é muito favorável para a maioria das pessoas com apenas pequenas exceções que tiveram conforto.

Iluminação

A iluminação dele é RGB e ele tem um anel em sua parte lateral, com a logo em sua traseira sendo iluminada e o scroll também.

Ele tem um botão dedicado para a sua iluminação e o mesmo está localizado em sua parte superior e bem posicionado não ocasionando missclicks. Diretamente no mouse você tem o total de 6 modos de iluminação.

Impulse Pro IluminadoImpulse Pro Iluminado

A sua iluminação também pode ser configurada diretamente pelo software da marca no qual você encontra aqui. Ao contrário dos controles direto no mouse, no software você tem até 12 opções de configuração de iluminação incluindo a opção de desligar ela completamente. Alguns dos modos são Rainbow, Wave, Colorful Static. Você também pode escolher quais os LEDs que vão ficar ligados ou não e assim deixar por exemplo somente a logo do mouse ligada. Isso infelizmente é uma gambiarra no software atual já que é preciso "adivinhar" qual o LED que está por baixo da logo sendo que o último LED aparentemente é inexistente já que independentemente da cor que eu colocasse nada aparecia no mouse.

Gambiarra para deixar somente a logo do mouse iluminada"Gambiarra" para deixar somente a logo do mouse iluminada

A iluminação é decente e ilumina o periférico de forma suficiente em ambos os lados, as únicas ressalvas que faço são duas pequenas inconsistências, uma delas nas laterais logo abaixo do primeiro botão e a outra é do lado direito do scroll. Felizmente são duas coisas realmente pequenas e que você nunca verá enquanto joga, só vai achar se procurar mesmo.

O roxo a direita na verdade não é roxo e sim é gerado pela falta de iluminação naquele setorO roxo entre o rosa na verdade não é roxo e sim é gerado pela falta de iluminação naquele setor

Construção Interna

Para abrir o mouse é necessário tirar os pés de teflon inferiores onde há 2 parafusos sendo um de cada lado. Após tirar o parafuso deslize a parte superior do mouse para frente e a inferior para trás e aí os encaixes frontais irão se desfazer. O mouse é bem fácil de abrir tendo demorado menos de 2 minutos retirando os teflons junto aos parafusos.

Ele tem o sensor PMW 3360, sensor topo de linha que se bem implementado tem rastreios perfeitos e se mal implementado pode quase parecer um sensor de escritório. Felizmente como vocês poderão ver na seção logo abaixo estamos com a primeira opção.

Em seus switches principais encontramos botões da Huano Blue que segundo a marca são marcados para 20 milhões. A sensação tátil e o som que o clique faz são mais acentuados que os Omrom e isso pode ser bom ou ruim dependendo do seu gosto, porém não tem a qualidade Omrom que todos conhecemos e também não é o Omrom 50m, então vemos o primeiro corte de gastos por aqui.

Também encontramos Switches Huano para o botão do Scroll e os botões de DPI e iluminação, o codificador do Scroll também é da Huano. Em seus botões laterias temos switches LXA e para seu botão inferior temos um Tactile Square. Honestamente eu preferia ter visto os Tactile Square nos botões laterais e um LXA no botão inferior já que relatos de LXA dando problema são bem mais comuns que os Tactile.

Como sempre faço, aqui está a galeria completa de fotos em alta resolução para vocês poderem ver melhor como o mouse é por dentro.

Infelizmente não é só nos componentes internos que houveram economias (tirando o sensor), podemos ver que o capricho interno é bem fraco principalmente considerando o preço e onde a marca posiciona este mouse.

Soldas tortas, faltando em alguns casos e em geral mal feito na parte inferior da PCB. Mouses são periféricos que estão em constante movimento e os que são usados para jogar são especialmente "abusados" com as remadas e flicks rápidos dos jogadores. Ver soldas assim em um periféricos que tem constantes vibrações e "batidas" na mesa não é nada bom e não deveria acontecer.

Além disso tudo, o mouse vem com um PESO INTERNO que é uma coisa de muito mal gosto feito para basicamente enganar o consumir a ter a sensação de boa construção.

No teclado vocês, Tecware, mandaram muito bem, mas este mouse aqui é algo que é necessário trabalhar e bastante em cima do controle de qualidade e REMOVER este peso interno que foi a primeira coisa que fiz ao terminar de tirar as fotos. Infelizmente não tenho uma balança para medir o peso porém o mouse deve chegar perto das 90g sem este peso.

Desempenho

Os testes realizados são os de consistência de rastreio, aceleração e píxel shifting. Nos dois primeiros testes são usados o MouseTester e no último teste o Paint.

Consistência e Aceleração

O desempenho do mouse é excelente com basicamente 0 distorção como é esperado de um sensor topo de linha como o PMW 3360 e isso se extende até a faixa de 2400DPI, o engraçado é que nesta faixa específica de DPI parece que há uma maior frequência de distorção de rastreio com DPIs mais altas (como 3600) tendo até menos distorção, algo um tanto quanto curioso.

O mais curioso ainda foi que o mouse teve um rastreio pior em 500Hz do que em 1000Hz, algo que quando acontece normalmente é ao contrário mas que não é o caso aqui. Em 1000Hz o mouse não apresentou aceleração além de ter o rastreio mais consistente enquanto que em 500Hz ele apresentou aceleração negativa e sua consistência piorou. Então a minha recomendação fica pra sempre usar em 1000hz.

Pixel Shifting

Neste teste podemos ver se o rastreio do mouse não tem anomalias de gradativamente trocar de posição.

Durante este teste aconteceu algo bem curioso e que só reforça o que os testes acima mostraram. O mouse apresentou Pixel Shifting em 500Hz enquanto que em 1000Hz ele não apresentou consistência perfeita.

 Teste feito em 500hzTeste feito em 500hz

Teste feito em 1000hzTeste feito em 1000hz

 

Software

O mouse tem Software incluso, e assim como o Phantom Elite, ele é compartilhado com Softwares de outras marcas.

Uma coisa que quero deixar avisado aqui é que por causa de seu compartilhamento de Software com outras marcas como a Havit e a Redragon, o Software pode bugar e "não reconhecer" seu mouse. Recomendo desplugar qualquer mouse que você tenha que use o mesmo Software, reiniciar o computador e aí plugar o Impulse Pro pra não haver conflitos de drivers e stress na hora de configurar o mesmo.

No Software você pode alterar os estágios de DPIs, a iluminação do mouse (LED por LED inclusive), criar macros e alterar a frequência de resposta que vai de 125 até 1000Hz.

Começando pela aba Button onde você pode definir a funcionalidade de cada um dos botões do mouse (menos o botão inferior). é possível colocar um macro que você gravou, outra função do mouse, uma tecla do teclado e assim por diante.

ButtonButton

 A segunda aba é a Sensitivity onde temos os 6 níveis de DPI que o mouse oferece podendo diminuir para 5,4,3,2 ou 1, isso vai ser sua escolha. Você também pode definir a cor que o mouse pisca quando a troca de DPI é feita, bem útil para você saber em qual DPI está operando. A DPI máxima é 12.000 e a mínima é 100.

Aba SensitivitySensitivity

Na próxima aba temos a configuração de LED que já toquei quando falei da iluminação do mouse. Novamente ela tem no total 13 modos de iluminação e alguns deles tem configurações adicionais.

LEDLED

A quarta aba da primeira parte é a aba Parameter onde você pode ajustar a sensibilidade do mouse, ativar ou desativar "Improve Pointer Precision" (DESATIVEM ESSA OPÇÃO!), controlar a velocidade do scroll e do double click. Também é possível alterar a taxa de atualização do mouse que como falei nos testes de rastreio recomendo deixar em 1000hz.

ParameterParameter

Agora iremos pra segunda parte do Software que é a de Macros. Nesta parte há somente uma aba que é dedicada a criação de macros. Nesta parte o software não se mostra tão completo como o Razer Synapse 3 que é o que eu esperava. Para criar um novo macro basta apertar com o botão direito do mouse em Macro List e em New Macro.

Criar um macroCriar um macro

Nomeie o macro e aí basta clicar em Start Record para gravar a sequência de teclas desejadas. Você pode posteriormente ajustar o tempo de delay manualmente ou escolher o tempo antes de iniciar a gravação desmarcando a opção "Automatic Recording time delay" e escolhendo "Specified cycle times".

Gravar macrosGravar macros

Além disso tudo você tem 5 opções de perfis sendo que 3 deles são gravados diretamente na memória interna do mouse e você não precisará de software para plugar e usar seu perfil favorito em outro computador.

PerfisPerfis

Veredito

 Após ver sua construção externa e seu rastreio aliado ao seu preço eu imaginei que o mouse seria o que a Tecware fez no Phantom Elite porém em um mouse e infelizmente este não é o caso e o mouse acaba recebendo a nota 6.

 

Tecware Impulse ProEspecificações completas
  • Modelo do Sensor: Pixart PMW3360
  • Switches principais: Huano Blue
  • Codificador do Scroll: Huano
  • Switch do scroll: Huano Red
  • Peso: 105g
  • Taxa de atualização: 1000Hz
  • Possui software?: Sim
  • Botões extra: 7 botões extra
  • Pegada: Palm e Finger

Sua construção Externa é muito superior que sua parte interna. No seu interno não só componentes que não são da melhor qualidade são encontrados como também há algumas falhas como os LEDs não conseguindo iluminar o mouse suficientemente, soldas tortas em alguns casos e outro com falta da mesma, estanho fora dos limites e até totalmente sem estanho.

No último caso, segundo o nosso amado Wetto:

"Tá fazendo contato pelo poder da mente".

Tecware, todos nós gostamos de marcas novas e competitivas no mercado e no Phantom Elite vocês provaram que conseguem fazer algo de ótima qualidade com o preço lá embaixo. Revisem o processo deste mouse, arrumem o controle de qualidade e melhorem alguns componentes internos. Se isto não for possível, baixem o preço do mouse. Mas com o preço de 39USD e a qualidade do mouse fica bem difícil recomendar.

Logo iluminadaLogo iluminada

Nesta faixa de preço encontramos mouses como o SteelSeries Rival 310 ou o Cougar Revenger S que são dois topos de linha não só no posicionamento do mercado mas como em componentes internos e construção geral. Qualquer uma das opções lhe dará alto desempenho e durabilidade, inclusive o Revenger S é meu mouse pessoal já faz algum tempo.

UPDATE:

Recebi algumas informações internas sobre o possível preço do mouse, se o preço que me foi passado se confirmar e houver melhoras no controle de qualidade do mouse podem ter certeza que este será, assim como o Phantom Elite, um dos melhores CxB do mercado brasileiro e espero que esta negociação se concretize!

Espero que a marca não leve este review algo ruim e sim como um recurso de feedback para melhorar o seu produto já que tudo que eu falei pode facilmente ser arrumado no processo de fabricação do mouse.

Se o processo for atualizado e eu receber uma nova sample do mouse com os erros corrigidos eu irei sem dúvidas atualizar o review e tenho esperanças que isso aconteça em pouco tempo.

Compartilhe com seus amigos:
Augusto Schweickardt
Augusto Schweickardt Entusiasta por periféricos, hardware e fotografia
Quer conversar com o(a) Augusto, comente:
Carregar comentários