Conforme já sabemos, cada vez menos as pessoas estão optando por computadores de mesa, os chamados desktops, bem como os próprios notebooks. Porém, mesmo assim há quem não dispense o bom e velho mouse para clicar nos locais onde queira percorrer, seja através dos desktops ou até mesmo acoplados aos notebooks.

O que poucos ainda reparam são as especificações descritas nos mouses, no geral, são várias nomenclaturas gravadas na caixa ou mesmo no manual dos produtos.

Entenda o que significa as siglas IPS e G em mouses
Entenda o que significa as siglas IPS e G em mouses

 

Porém, duas especificações acabam aparecendo e chamando a atenção dos usuários: a IPS e a aceleração (G). Os dois estão intimamente ligados no que diz respeito a velocidade de rastreio do sensor.

IPS (Inches per second)

O IPS, que em português significa "polegadas por segundo", é usado pelas fabricantes para esclarecer o controle de velocidade de um mouse. Deste modo, 1 m/s equivale a uma média de 39,4 IPS.

Sendo assim, caso o alcance em IPS de um sensor é dado como 60-120 IPS, a taxa mais baixa, no geral, diz que o sensor irá rastrear até 60-70 IPS sem problemas sobre grande parte das superfícies que for usado. Porém, se o mouse estiver sobre uma superfície otimizada à capacidade de seu sensor, a taxa poderá chegar a até 120 IPS.

Aceleração (G)

As fabricantes também costumam usar o termo "G" para designar o valor referente às capacidades de velocidade de rastreio de seus mouses. No caso, a menção está associada à taxa máxima de troca de velocidade que o sensor pode detectar, ou seja, o quanto veloz ele pode acelerar de um ponto para outro. O 1G, por exemplo, equivale a cerca de 9,8m/s/s (metros por segundo a cada segundo).

Sendo assim, o mouse, para conseguir uma aceleração de 15G, precisaria acelerar de 0 a 5,1 m/s em um espaço mínimo de tempo de 35ms.

Como vimos acima, os termos para designar tais velocidades existem. Eles não são fáceis de serem explicados, tampouco compreendidos, mesmo assim, é o meio em que as empresas usam para fornecer um número mais exato para as pessoas.