Nesta segunda-feira, 26 de abril, a Motorola anunciou para o mercado europeu a chegada do Moto G20, o novo membro desta família repaginada de smartphones da empresa, com foco em específico no custo benefício. Chamado de "o novo baratinho da Motorola", o Moto G20 carrega configurações modestas com destaques para alguns recursos especificamente.

Na manhã desta quarta-feira (28), o aparelho de código de referência XT2128-1 foi visto no banco de dados da Anatel recebendo o Certificado de Conformidade Técnica, sugerindo um potencial lançamento no Brasil já nos próximos dias. Confira o documento;

Motorola Moto G20 (XT2128-1) é homologado pela Anatel. (Imagem: Anatel)

Ele é o primeiro smartphone a vir equipado com um processador da Unisoc, uma nova fabricante chinesa no mercado de semicondutores que deve competir especialmente com a MediaTek. Além disso, ele tem uma bateria parruda e tela com boa fluidez para reprodução de jogos e outras mídias.

Moto G20 vem aí

Os principais destaques do aparelho ficam por conta da tela com 90Hz de taxa de atualização que consiste em um painel LCD IPS de 6,5 polegadas com resolução HD+, proporção 20:9 e entalhe em formato de gota apra alojar a câmera frontal de 13MP.

Como já dito, ele vem equipado com o chip Unisoc T700, processador de oito núcleos, sendo dois Cortex-A75 de alto desempenho, mais seis Cortex-A55 para apoio em baixo consumo energético. Ele ainda conta com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento passivo de expansão via cartão microSD.

Motorola Moto G20 está disponível nas cores azul e rosa. Imagem: Reprodução / Motorola)

Esse conjunto modesto fica bem servido com a bateria de 5.000 mAh com suporte a carregamento de 10W, suficiente para alimentar todo o aparelho por um dia ou mais dependendo do tipo de uso.

Apesar de discreto, o Moto G20 possui um pacote de câmeras bem completo. A sua traseira apresenta um módulo de quatro sensores, sendo uma principal de 48MP, mais uma ultrawide de 8MP e outras duas câmeras auxiliares de 2MP cada para utilização em fotos macro e dados de profundidade de campo, respectivamente. Por fim, temos o sistema operacional Android 11 sob a interface My UX da Motorola.

Preço e disponibilidade

O Moto G20 foi lançado na Europa nas cores Breeze Blue (azul) e Flamingo Pink (rosa). Apesar do certificado da Anatel liberar a comercialização do produto no Brasil, nada pode garantir que isso realmente acontecerá. Temos diversos exemplos de aparelhos homologados pelo órgão regulador que nunca viram a luz do sol no Brasil, por isso, devemos aguardar novas pistas.

O preço também é outra coisa que pode ou não ser considerada baixa. Na sua apresentação para o mercado europeu, a Motorola destacou o valor inicial de €149 (aproximadamente R$ 980 em conversão direta atual), o que pode ser caracterizado como um preço bem acessível.

Entretanto, esse valor é apenas uma estimativa e não leva em consideração as prováveis variações no valor da moeda, além de não contar com a adição dos impostos que sobem o preço final para um valor exorbitante.