A Motorola deu início ao processo de atualização para o Android 11 entre os smartphones de seu portfólio. Como bem sabemos, a fabricante é uma das que menos realizam esse tipo de atualização, até porque a sua versão de Android tem sido a mais próxima do sistema puro do Google. Não é de hoje que os principais smartphones da empresa são anunciados prazos de updates com grandes intervalos num prazo de até dois anos.

Embora o Moto Edge+ seja o único flagship lançado pela fabricante nos últimos anos, ele não será o primeiro a receber o Android 11. De acordo com informações de usuários do Reino Unido, o Moto G Pro já começou a receber a atualização, e aos poucos deve chegar aos demais países, o que inclui o Brasil.

Basicamente, a atualização traz os recursos já apresentados originalmente no sistema operacional do Google, que traz recursos como os balões de mensagens, novos controles de mídia e melhorias de privacidade. Além do update, a Motorola está liberando o patch de segurança de janeiro, o que soma ao tamanho do arquivo para download em 1,13 GB.

Moto G Pro. (Imagem: Reprodução/Motorola)
Moto G Pro. (Imagem: Reprodução/Motorola)

Leia também:

No final do ano passado, a Motorola havia revelado uma lista de dispositivos elegíveis para receber a nova versão do Android. A listagem falava sobre o Moto Razr 5G, Razr 2019, One 5G, One Action, One Fusion, One fuxion+, One Hyper, One Vision, Lenovo K12 Note, Moto G 5G, 5G Plus, Fast, Power, Stylus, G9, G9 Play, G9 Plus, G9 Power, G8, G8 Power e Pro. Mesmo com todos os modelos informados, a fabricante decidiu não informar as datas para cada update, mas informa que tem o direito de liberar da forma que achar melhor. Vale ressaltar ainda que o Moto G Pro é um dos aparelhos que fazem parte do programa Android One, que visa liberar atualização em um menor intervalo de tempo.

Como atualizar?

A atualização ainda está sendo liberada em lotes, via OTA, e por isso deve demorar para finalmente chegar às demais regiões do mundo. No Brasil, não temos informação de que o update já esteja disponível, mas para atualizar, basta seguir o caminho: Configurações > Sistema > Avançado > Atualização de sistema. Quando finalmente chegar para a versão brasileira, o arquivo estará disponível para download.