O TikTok irá lançar uma nova modalidade de produção de conteúdo em sua plataforma, onde seus usuários terão de pagar para ter acesso ao conteúdo de determinado perfil na rede social. A informação vem do site TheVerge, que reforça uma matéria do TheInformation, dizendo que a empresa pretende implementar a opção dos criadores de conteúdo cobrarem US$ 1 (ou outro valor estipulado) para assistir aos vídeos.

No Brasil, o TikTok está testando o "fundo do criador", que compartilha um fundo fixo de dinheiro para ser dividido entre todos os criadores da plataforma. Ou seja, quanto mais criadores de conteúdo na plataforma, menos a pessoa irá ganhar. Devido a esse motivo, o criador de conteúdo "Hank Green" disse ao TheVerge que a ideia do "fundo do criador" está sendo péssimo e que atualmente o modelo de monetização utilizado pelo YouTube tem sido melhor.

TikTok não oferece mais ganhos que valham a pena?

Criadores de conteúdo do TikTok poderão em breve cobrar pelo acesso aos seus vídeos. Fonte: Oficina da Net
Criadores de conteúdo do TikTok poderão em breve cobrar pelo acesso aos seus vídeos. Fonte: Oficina da Net

De acordo com o site BusinessInsider, criadores de conteúdo do TikTok relatam que ganham apenas alguns dólares por vídeos vistos milhões de vezes. Se o vídeo não for "viral", o ganho é de centavos de dólar por dia. Entretanto, segundo o TheInformation, a empresa está reformulando o "fundo do criador", mencionado acima, e pretende impor pré-requisitos para participar como, por exemplo, ter pelo menos 100 mil seguidores. Além disso, os usuários que tiverem vídeos mais longos receberam um pagamento a mais.

O porta-voz do TikTok, Zachary Kizer, disse em um e-mail:

Estamos comprometidos em explorar novas maneiras de criar uma experiência valiosa e gratificante para a comunidade de criadores do TikTok. No TikTok, qualquer um pode ser um criador e todos podem aproveitar o entretenimento de nossos criadores inspiradores, e pretendemos continuar inovando essa experiência para que as pessoas possam se expressar, encontrar sua comunidade e serem recompensadas por sua criatividade.

Qual será o futuro dos criadores de conteúdo no TikTok? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião a respeito da rede social de vídeos.