O TikTok ultrapassou a Netflix como serviço de vídeo popular nos EUA entre os menores de 35 anos. A informação foi divulgada pela pesquisa da Omdia, onde é dito que hoje o TikTok se encontra em segundo lugar, ficando atrás apenas do YouTube, como plataforma streaming de vídeos, considerando pessoas de até 35 anos.

A grande popularidade do TikTok entre os jovens é um fato e a pesquisa mencionada acima comprova. Entretanto, ao considerar usuários acima de 35 anos, o aplicativo cai para sexto lugar em popularidade como serviço de vídeos nos EUA. A diretora sênior da Omdia, Maria Rua Aguete, diz:

Para emissoras comerciais ou interessadas em engajar espectadores mais jovens, a crescente importância do TikTok para alcançar e aumentar novos públicos não deve ser subestimada.

Como é a popularidade do TikTok em outras regiões e de que maneira ocorreu o grande salto de engajamento

Popularidade do app TikTok nos EUA ultrapassa a Netflix como serviço de vídeo. Fonte: Oficina da Net
Popularidade do app TikTok nos EUA ultrapassa a Netflix como serviço de vídeo. Fonte: Oficina da Net

Atualmente, no Reino Unido e na França, o TikTok se encontra em quinto lugar, considerando usuários menores de 35 anos, como serviço de vídeo. Uma popularidade bem diferente comparado com o público norte-americano. Entretanto, não há como negar que o TikTok deu um grande salto em termos de engajamento nos últimos anos. Segundo a empresa, em 2021 seus usuários passaram a assistir em média 18,1 minutos (antes era 6,4 minutos), perdendo por pouco para o app Facebook, que teve 18,7 minutos de tempo médio gasto no aplicativo.

De acordo com a Omdia, o TikTok provavelmente irá ultrapassar o Facebook em 2022 em termos de tempo gasto no aplicativo. A empresa de Mark Zuckerberg até tentou evitar a queda da popularidade de seu aplicativo com o lançamento do Reels, mas é provável que isso seja insuficiente para barrar a migração de usuários que estamos vendo.