Que o Brasil é o país dos memes e das tretas na internet, ninguém tem dúvidas. Mas se você achava que as redes sociais estavam "fracas" de debates quentes e disputados, engana-se. A nova treta do momento é uma briga entre gerações. Mais especificamente entre a geração Z, nascida após 1995 e nos anos 2000, e a geração Y, também conhecida como millennials, dos nascidos nas décadas de 80 até o ano de 1994. Mas afinal, o que é cringe?

O que é cringe?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que os mais jovens estão acusando a geração mais antiga, que hoje tem de 20 à 40 anos, de ser antiquada. E o termo cringe quer dizer algo do tipo "vergonha alheia". Segundo os jovens com menos de 20 anos, os internautas mais antigos hoje passam vergonha na internet.

Imagem: Google Tradutor.
Imagem: Google Tradutor.

Logicamente, a galera dos anos 80 e 90 se ofendeu com o novo termo utilizado pela garotada mais jovem, e não é para menos.

Quais são as características de uma pessoa cringe?

De acordo com os internautas da geração Z, existem algumas "coisas de cringe", que na maior parte dos casos, são coisas de adulto, diga-se de passagem. Ações como falar "litrão". e boleto, tomar café e até mesmo assistir a saga Harry Potter são considerados cringe.

  • Entretenimento: algumas características da galera cringe são o gosto pela série norte-americana Friends ou a novela mexicana A usurpadora. Assistir ao jornal, ouvir pagode dos anos 90 ou rock também são coisas de cringe.
  • Visual: os cringes são identificados por usar calça skinny ou calça cintura baixa e o cabelo dividido de lado.
  • Comportamento: o uso de "rs"ou "hahaha" na troca de mensagens pelo WhatsApp e outros mensageiros, bem como começar uma frase usando letra maiúscula, usar emojis no sentido literal e a falta de paciência para assistir os vídeos do app TikTok. Outra coisa bastante cringe é usar o Facebook e colocar várias hashtags nas fotos do Instagram.

Como saber se eu sou cringe?

Se você tem dúvidas se, para além da data de nascimento, você tem atitudes cringe, saiba que já existe até teste para descobrir. Um dos mais famosos no momento é do BuzzFeed, que você pode acessar neste link.

No questionário você deve responder a perguntas como "Qual a primeira coisa que você faz quando acorda", roupas e calçado que usaria no seu look, como você conversa no WhatsApp e suas bebidas favoritas. Advinha o meu resultado? Cringe, lógico (rsrsrs).

Imagem: BuzzFeed.
Imagem: BuzzFeed.

Orgulho cringe?

Com toda essa treta, a galera cringe, da geração Y, acabou por assumir um orgulho em ser cringe. Uma expressão comumente usada pelo "Ok, boomer", tipo um "tá certo, jovem", para descrever a falta de paciência com a geração Z, também conhecida como boomers.

Os melhores memes de cringe no Twitter