Desenvolvido para permitir acessar a rede social em conexões lentas ou em smartphones mais simples, o chamado 'Instagram Lite' chegou oficialmente ao Brasil e já pode ser instalado oficialmente através da Play Store. O aplicativo é gratuito e ocupa pouco espaço no celular, sendo recomendado para telefones que limitações de hardware e não suportam a instalação do aplicativo comum, que pode utilizar mais de 600 MB de armazenamento do dispositivo somando o tamanho do aplicativo com os dados do usuário e cache.

Instagram Lite

O aplicativo pesa cerca de 2 MB e traz uma interface bem parecida com o que encontramos na versão normal da rede social. O objetivo do Instagram Lite é permitir que usuários que possuem pouco espaço de armazenamento ou conexão com à Internet limitada, sendo possível navegar gastando pouco do pacote de dados. O aplicativo está disponível exclusivamente para Android e não será lançado para o iOS, segundo Nicholas Brown, gerente de produto global do Instagram.

O Faceboom também possui uma versão lite e que traz recursos e funções que estão presentes no app normal, apesar de não dispor de muitas animações visuais e apresentar uma interface mais simples.

Instagram Lite. (Foto: Divulgação/Instagram).
Instagram Lite. (Foto: Divulgação/Instagram).

Para os usuários que criam conteúdo para a rede social o ideal é utilizar o Instagram em sua versão completa, visto que a alternativa mais leve não traz uma série de funcionalidades e que pode atrapalhar a experiência de uso, como a impossibilidade de criar Reels ou iniciar transmissões ao vivo.

Embora o Instagram Lite tenha muitas limitações é provável que o app receba novidades nos próximos meses, tornando-o mais parecido com a versão completa. Até lá o usuário terá à disposição funções simples e poderá navegar na rede social.

Sem publicidade!

O Instagram Lite não possui anúncios, seja nos stories ou no feed.

Fonte