Recentemente, o Clubhouse - um aplicativo de mídia social somente para convidados - ganhou níveis altíssimos de popularidade. Em apenas algumas semanas, o Clubhouse, que permite que os membros hospedem e participem de salas de bate-papo de áudio, saltou de 600 mil para 10 milhões de usuários ativos, e hospedou alguns dos principais líderes de pensamento do mundo. Confira aqui, como participar de conversas no Clubhouse.

Sobre o Clubhouse

Em suma, o Clubhouse permite que você crie e se junte a "salas", onde você pode conversar com outros em uma grande teleconferência. Não há fotos, vídeos ou textos — apenas áudio. Os usuários podem participar e deixar a chamada a qualquer momento, transformando qualquer sala em um espaço de reunião pública.

Atualmente, o Clubhouse ainda é apenas para convidados e não está disponível para usuários de Android. Dessa forma, caso você não possua convite, e tenha um aparelho Android, deverá entrar em uma lista de espera para acessar o aplicativo.

Para quem já possui acesso ao mesmo, e como em qualquer novo aplicativo de mídia social, aprender sobre todos os recursos do Clubhouse -- e tentar alcançar seus primeiros adotantes -- pode parecer um pouco avassalador.

Se você acabou de receber o convite do Clubhouse -- ou quer estar pronto para usar o aplicativo quando o fizer -- leia este guia para aprender como participar de conversas no Clubhouse.

Como participar de conversas no Clubhouse

Embora a plataforma seja uma rede social, direcionada a conversas por áudio, vale ressaltar que nem todos os participantes de uma sala de conversa precisam interagir. Caso deseje, o usuário pode apenas ouvir as conversas que estão acontecendo.

Como participar de conversas que já estão ocorrendo

Passo 01: Abra o aplicativo;

Passo 02: Selecione a conversa que deseja participar;

Passo 03: Clique em "Raise your hand". Assim, os moderadores poderão conceder a permissão para falar, tornando-o um usuário "speaker".

Selecione a conversa que deseja participar, e clique em Start a room. Caso deseje interagir, aperte no ícone da mão.
Selecione a conversa que deseja participar, e clique em Start a room. Caso deseje interagir, aperte no ícone da mão.

Para sair da conversa, basta apertar em "Leave quietly".

Como criar uma sala de uma conversa

Passo 01: Abra o aplicativo.

Passo 02: Ao visualizar a rede social, você verá na tela, uma timeline de chats e eventos que estão acontecendo em tempo real. Além disso, há um ícone de calendário no qual estão fixados eventos agendados. Eles estão relacionados aos interesses que você selecionou no momento em que criou sua conta.

Na primeira imagem, a flecha de cima aponta para o calendário, no qual você pode ver os eventos programados (conforme a segunda imagem). Já a flecha direcionada para baixo, mostra os bate-papos que estão ocorrendo naquele momento.
Na primeira imagem, a flecha de cima aponta para o calendário, no qual você pode ver os eventos programados (conforme a segunda imagem). Já a flecha direcionada para baixo, mostra os bate-papos que estão ocorrendo naquele momento.

Passo 03: Clique no botão "Start a room".

Passo 04: Ao clicar nesse botão, você poderá indicar as pessoas que irão participar da conversa. Há três opções básicas: Open, Social e Closed. Na primeira opção, qualquer pessoa da plataforma pode entrar e ouvir a conversa, pois é uma sala pública. Na segunda opção, apenas pessoas convidadas, ou autorizadas para falar, poderão entrar na sala e participar do bate-papo. Já na última opção, apenas você e/ou um moderador da sala poderá convidar outro usuário para participar do chat.

Passo 05: Escolha a modalidade de sala, escreva o tópico a ser discutido em "Add a topic".

Passo 06: Clique em "Let's go".

Clique em Start a room para iniciar uma sala. Em seguida selecione sobre o que, e como ela deve ser, e clique em Let
Clique em Start a room para iniciar uma sala. Em seguida selecione sobre o que, e como ela deve ser, e clique em Let's go.

Como funcionam os Clubs da plataforma?

Além de participar de conversas, você pode criar um Club. Ele nada mais é, do que um grupo ou comunidade na qual as pessoas com interesses em comum se encontram.

Atualmente, essa criação é realizada manualmente pelo time da rede social. Isso, faz com que o seu uso seja muito limitado. Outro ponto importante a ser citado, é que cada usuário/cada conta, pode criar apenas um "Club".