Uma das notícias mais corriqueiras no mundo da tecnologia são os problemas de privacidade e segurança por parte do Facebook. Embora as notícias de dados de usuários vazados tenham diminuído recentemente, parece que uma nova bomba surgiu. O TechCrunch divulgou um relatório esta semana, detalhando que o servidor da rede social não estava protegido com senha e, como resultado, os números de telefone vinculados às contas do Facebook vazaram online.

419 milhões de números de telefone de usuários do Facebook foram expostos. E o pior é que o número de telefone não era o único dado confidencial incluído no servidor, mas também o ID exclusivo de cada usuário. Como o servidor não estava protegido por uma senha, qualquer pessoa poderia acessar o banco de dados.

mark zuckerberg

Facebook já restringiu o número de telefone dos usuários

Vale ressaltar que já faz mais de um ano que o Facebook restringiu o acesso aos números de telefone. O Facebook afirma que o conjunto de dados presente no servidor era antigo:

Esse conjunto de dados é antigo e parece ter informações obtidas antes de fazermos alterações no ano passado, para remover a capacidade das pessoas de encontrar outras pessoas usando seus números de telefone", disse o porta-voz da rede social. "O conjunto de dados foi retirado, e não vimos nenhuma evidência de que as contas do Facebook foram comprometidas.

Infelizmente, o armazenamento de dados dessa maneira não é inédito. Esse problema específico pode colocar expor números de telefone dos usuários, correndo o risco de receber ainda mais chamadas de spam.

Essa não é necessariamente uma grande violação, mas mostra o quão importante é proteger e evitar ao máximo compartilhar informações no Facebook.