Muitos sites são de acesso gratuito porque suportam propagandas online. Para chegar as pessoas que são mais prováveis de se interessar por um determinado produto, empresas constantemente compartilham informações das interações das pessoas no seu site com plataformas de ads e outros serviços de propaganda. É praticamente assim que a internet funciona, mas considerando que a média pessoal em um smartphone é ter mais que 80 aplicativos, usando mais ou menos 40 deles todo mês, pode ser bem difícil acompanhar quem tem informações sobre alguém e para que se está usando.

Assim, para ajudar a entender um pouco melhor essa prática comum, mas não de conhecimento geral, o Facebook agora está adicionando uma nova maneira de ver e controlar sua atividade fora do aplicativo, ou seja, seus dados. Agora é possível ver um sumário de aplicativos e websites que mandam informações ao Facebook sobre sua atividade e também limpar informações da sua conta se você assim desejar. "Essa é outra maneira de dar as pessoas maior transparência e controle no Facebook", diz a rede social em nota. Já existem recentes funcionalidades como "Por que eu estou vendo esse ad? ", que será atualizado também, além da adição do "Por que estou vendo este post? ".

fb

O Facebook também explica um pouco melhor como funciona a troca de dados entre a rede social e sites externos. Por exemplo, se o usuário vê algum site de relógios, ou de roupas, esses sites podem enviar ao Facebook essa informação caso tenha alguma maneira de associar seu login no site com sua conta de Facebook. Em computadores particulares muitas vezes deixamos nossas redes sociais constantemente logadas, além de criar contas e logar em sites externos via Facebook para nos poupar trabalho. Inclusive, sempre surge uma janela de permissões de compartilhamento de lista de amigos e outras informações ao logar em algum lugar com a rede social. Isso significa que agora você criou mais uma via de dados entre aquele site e o Facebook.

fb

Com esse tipo de interação, o Facebook pode usar desses seus dados de acesso para identificar interesses e te apresentar tanto ads quanto postagens mais específicas. Agora, com essa funcionalidade nova de privacidade, a rede social permite você romper essa troca de dados de sites específicos e também impedir trocas futuras.