O Facebook anunciou, nesta quarta-feira (24), seu desempenho no segundo trimestre de 2019. No que diz respeito ao lucro líquido, a empresa registrou 2,6 bilhões de dólares - 50% a menos quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da queda brusca, isso já era esperado pela empresa. O motivo deste desempenho nada favorável foi o pagamento de uma multa aplicada pela Federal Trade Comission (FTC) norte-americana no valor de 5 bilhões de dólares.

Facebook foi acusado por violar acordo sobre privacidade de usuários e foi condenado a pagar uma multa de 5 bilhões de dólares.
Facebook foi acusado por violar acordo sobre privacidade de usuários e foi condenado a pagar uma multa de 5 bilhões de dólares.

A FTC abriu uma investigação contra o Facebook em 2018, alegando que a empresa estava violando um acordo sobre privacidade de usuários. A base da investigação foi a descoberta de que a Cambridge Analytica teria acessado dados pessoais de 87 milhões de pessoas.

Ainda no mesmo ano, a companhia foi acusada de ter concedido informações para empresas como Microsoft, Amazon e Netflix. 

A FTC então aplicou uma multa de 5 bilhões de dólares ao Facebook como forma de encerrar as investigações. 

Lucro em baixa, receita em alta

Apesar da queda em relação ao lucro líquido, a empresa de Zuckerberg surpreendeu em outros aspectos, chegando inclusive a superar expectativas de analistas de mercado. 

A receita total da empresa subiu 28% em comparação com o segundo trimestre de 2018, atingindo o valor de 16,8 bilhões de dólares. Já suas ações também subiram 1,98%.