Nos últimos meses, diversas empresas aumentaram o preço de seus produtos devido à problemas relacionados a logística ou escassez de chips. Agora, parece que a Microsoft deve entrar nessa "lista", pois Phil Spencer, chefe do Xbox, disse que os consumidores podem esperar aumentos de preços para produtos ou serviços relacionados ao console no próximo ano.

Xbox pode ficar mais caro em 2023

Produtos Xbox podem ficar mais caros (Imagem: Sam Pak/Unsplash)
Produtos Xbox podem ficar mais caros (Imagem: Sam Pak/Unsplash)

A declaração, feita pelo executivo em um evento promovido pelo Wall Street Journal, sugere fortemente que haverá um aumento de preço, mas que isso não deve acontecer até 2023, já que a empresa pretende manter os valores atuais durante as festividades de ano novo.

Acho que em algum momento teremos que aumentar os preços de certas coisas, mas neste feriado achamos importante mantê-los. Mantivemos o preço dos nossos consoles, jogos e assinatura, mas eu acho que não seremos capazes de fazer isso para sempre.

Infelizmente, Phil não menciona quais produtos devem sofrer um aumento. Portanto, ainda não sabemos se ele estava falando de maneira geral ou especificamente dos consoles, serviços — como Xbox Cloud Gaming — ou acessórios.

Xbox Series X (Imagem: Billy Freeman/Unsplash)
Xbox Series X (Imagem: Billy Freeman/Unsplash)

De qualquer forma, se a declaração estiver relacionada aos consoles, a implementação de um preço maior não seria uma surpresa. Em agosto, a Sony anunciou um aumento de preço para o PlayStation 5 em países como Canadá, Japão, China, México e Austrália.

No entanto, quando a rival tomou essa decisão, a Microsoft continuou vendendo seus modelos pelo preço original. Em outras palavras, a gigante de Redmond pode estar enfrentando problemas ao tentar manter um valor mais atrativo, algo que deve mudar no próximo ano. Resta saber como esse aumento impactará nas vendas dos consoles.