A Microsoft está planejando criar um jogo no estilo de Genshin Impact para atrair os jogadores chineses. A informação veio através do site Reuters, onde é dito que a desenvolvedora do Xbox está querendo desenvolver um título com características semelhantes ao RPG de mundo aberto criado pela HoYoverse.

Genshin Impact é um jogo gratuito do gênero RPG de ação no estilo mundo aberto, onde o jogador escolhe um dos personagens "Viajantes" (travelers) para desvendar os mistérios de Teyvat, mundo criado para o game. Lançado no dia 28 de setembro de 2020, o título fez tanto sucesso que já gerou US$ 3,7 bilhões em receitas advindas de microtransações dentro dos aplicativos para celulares e tablets. Atualmente ele está presente nas plataformas PS5, PS4, Android, iOS e PC.

Jogo no estilo de Genshin Impact para Xbox

Microsoft pretende criar jogo parecido com Genshin Impact para o Xbox. Fonte: HoYoverse
Microsoft pretende criar jogo parecido com Genshin Impact para o Xbox. Fonte: HoYoverse

De acordo com a Reuters, a Microsoft planeja explorar melhor o mercado chinês e está em busca de desenvolvedores para que seus jogos chamem a atenção dos jogadores do país. O motivo disso foi a reação da China à parceria da Sony para trazer Genshin Impact aos consoles PlayStation. De acordo com as fontes da Reuters "a aquisição do Genshin Impact rendeu muito dinheiro à Sony".

Segundo as fontes da Reuters, foi dito também que a Microsoft "lamenta" ter perdido Genshin Impact, pois a empresa chegou a tentar negociar com a miHoYo (atual HoYoverse) quando Genshin Impact ainda estava sendo desenvolvido. Entretanto, as negociações acabaram fracassando.

Daniel Ahmad, analista sênior da empresa de análise de mercado de jogos na região asiática chamada Niko Partners, disse ao site Reuters que "os desenvolvedores de jogos chineses estão tentando padronizar suas ferramentas de desenvolvimento, criar processos de produção avançados, investir em equipes de grande escala". Em seguida, ele complementa falando:

Em última análise, isso ajuda a fornecer a eles a vantagem competitiva para alcançar um público amplo, tanto em termos de geografia quanto de plataformas.