Um dia após o Google ter soltado uma atualização emergencial ("Zero-Day") para seu navegador Chrome, a Microsoft disponibilizou um novo update para o Edge corrigindo a mesma vulnerabilidade (CVE-2022-1096). A falha de segurança foi classificada como sendo de alta gravidade e foi relatada tanto para o Google quanto para a Microsoft no dia 23 de março de 2022.

De acordo com a Microsoft, a nova atualização emergencial de segurança de seu navegador Edge corrige o problema crítico de vulnerabilidade. É importante salientar que tanto o Chrome quanto o Edge possuem um mecanismo de atualização automática. Entretanto, a instalação da nova versão do navegador não acontece em tempo real, ou seja, o indicado neste caso de emergência é forçar a atualização do navegador.

Como atualizar o Microsoft Edge manualmente

Para atualizar o navegador Microsoft Edge manualmente, siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Acesse o menu do navegador em cima no canto direito clicando no símbolo de três pontos na horizontal.

Passo 02: Passe a seta do mouse por cima da opção "Ajuda e comentários".

Passo 03: Selecione "Sobre o Microsoft Edge".

Captura de tela demonstrando como atualizar manualmente o Microsoft Edge. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela demonstrando como atualizar manualmente o Microsoft Edge. Fonte: Vitor Valeri

Microsoft não informou detalhes sobre a vulnerabilidade descoberta

Mesmo que a Microsoft tenha confirmado a vulnerabilidade identificada como CVE-2022-1096, a empresa não disponibilizou informações detalhadas sobre a falha de segurança. Segundo a companhia, a falha de segurança ocorreu devido a um "tipo de confusão no V8". Para quem não sabe, o V8 é um mecanismo JavaScript utilizado no Chromium, base utilizada pelo Edge.

Foi dito pela Microsoft que a vulnerabilidade ainda está sendo explorada ativamente e tanto ela quanto o Google estão cientes disso. Por este motivo, a empresa indica aos usuários do Microsoft Edge que atualizem o navegador para a versão 99.0.1150.55 o quanto antes.