O assistente digital da Microsoft, Cortana, deu as caras pela primeira vez nos saudosos modelos da série Windows Phones e, mais tarde, chegou a ser implementada como aplicativo em celulares que rodam os sistemas operacionais Android e iOS. Porém, apesar de interessante e útil, parece que a Cortana nunca foi muito popular, ainda mais quando os usuários tinham a disposição a Siri no iOS e Google Assistente no Android de forma nativa.

Por conta disso, a empresa anunciou que se concentraria apenas em usuários de nível corporativo e a partir daí, encerraria o suporte da assistente digital da empresa em dispositivos móveis. Ontem, 31 de março, a empresa deu adeus de vez à Cortana para smartphones.

Suporte encerrado para Android e iOS

Relatórios coletados e apresentados pelas lojas de aplicativos mostram que a Cortana nunca decolou. No Android, por exemplo, aproximadamente 1 milhão de pessoas fizeram o download do recurso. Esse número pode ser grande, mas não quando comparado com outras assistentes digitais de terceiros, como a Alexa, da Amazon, que possui mais de 50 milhões de downloads no Google Play. Com esses números em mente, a Microsoft anunciou em julho de 2020 que em breve encerraria o aplicativo Cortana para dispositivos móveis.

Um documento de suporte disponibilidade pela Microsoft dizia;

"Conforme anunciamos em julho, em breve encerraremos o suporte para o aplicativo Cortana no Android e iOS, pois a Cortana continua sua evolução como assistente de produtividade."

Se você é um dos utilizadores da Cortana e criou lembretes e listas, fique despreocupado, já que a Microsoft diz que ainda é possível acessá-las por meio da Cortana no computador, ou pelo aplicativo Microsoft To-Do, que basicamente armazena as suas tarefas e lembretes, por exemplo.

Leia também:

Cortana continua ativa no Windows 10

No caso do Windows 10, a Cortana segue viva e inalterada. Na verdade, a Microsoft prometeu continuar atualizando os seus recursos com updates regulares a fim de aprimorar ainda mais a sua utilidade.

Uma das novidades esperadas, por exemplo, é a chegada de um novo recurso que permitirá aos usuários utilizar a Cortana para buscar arquivos apenas com partes de nomes destes, como formato do arquivo ou nome do autor, por exemplo. Novidades como esta devem surgir em breve para Windows 10 nas atualizações recorrentes do sistema operacional e nos aplicativos pela Microsoft Store.