Para utilizar o hardware de um computador, são necessários drivers para fazer com que, por exemplo, a placa de vídeo ou a antena Wi-fi funcionem. Geralmente, quando se instala o Windows 10, o sistema operacional (SO) procura automaticamente por drivers compatíveis com as peças do PC. Há também casos em que o SO instala drivers ao conectar algum dispositivo externo a máquina. Porém, os drivers instalados automaticamente pelo Windows 10 podem causar sérios problemas e é por isso que a Microsoft pretende isolar os drivers de terceiros em seu software.

No Windows 10, todos os drivers que são instalados, são armazenados no DriverStore, que está localizado na pasta System32 do sistema operacional. Manter tanto drivers do Windows quanto de terceiros é problemático para a integridade geral do SO.

A Microsoft optou por utilizar a pasta "DriverStore" desde o Windows Vista para armazenar os drivers originais e de terceiros que são considerados "confiáveis". Esta pasta permite somente drivers baseados em arquivos INF, o restante dos drivers não é incluído. Com a atualização Sun Valey do Windows 10, a Microsoft pretende armazenar os drivers de terceiros fora da pasta System32.

Após a próxima atualização de recursos, os drivers de terceiros passarão a ser armazenados em uma pasta chamada "OEMDRIVERS" (C:WindowsOEMDRIVERS) ao invés de utilizarem a DriverStore (C:WindowsSystem32). Antes de copiar o pacote de drivers de terceiros para a nova pasta, o Windows irá verificar a assinatura digital de cada um.

Pasta OEMDRIVERS aberta. Fonte: windowslatest
Pasta OEMDRIVERS aberta. Fonte: windowslatest

Como você pode observar acima, a mudança citada no início da matéria já está ativa nas compilações de visualização. Ela pode ser testada, porém apenas quando executada uma atualização do Windows 10 versão 21H2 em uma máquina virtual. Com a pasta "DRIVERS OEM", o sistema operacional será isolado dos drivers de terceiros, oferecendo uma maior segurança.

A pasta DRIVERS OEM é mais do que uma melhora de segurança

Com a criação da pasta "DRIVERS OEM", haverá um aumento de desempenho na máquina, principalmente se o usuário costuma atualizar drivers de terceiros com frequência no desktop ou notebook.

Ainda não se sabe se, ao isolar os drivers de terceiros em outra pasta, irá reduzir os erros de Tela Azul da Morte (BSOD) ou travamentos no sistema operacional Windows 10.

O que você achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!