A Microsoft está mudando a sua abordagem em relação ao design. Os novos ícones do Office que foram apresentados nesta semana  são exemplos de um projeto ainda maior que está ocorrendo dentro da empresa. A maior mudança está centrada entre as equipes Windows, Office e Surface.

 "Este é definitivamente um esforço de toda a empresa", explica Jon Friedman, diretor de design da Microsoft, em entrevista ao The Verge .

Designers da Microsoft trabalham em conjunto para futuro do Windows, Office e Surface.
Designers da Microsoft trabalham em conjunto para futuro do Windows, Office e Surface.

Os líderes de design da companhia,  Friedman com o Office, Albert Shum do lado do Windows e Ralf Groene for Surface, trabalham agora unidos. "Nós operamos como uma equipe interna de código aberto", diz Friedman. "Então, estamos todos compartilhando abertamente o nosso trabalho de design, criticando o trabalho, trabalhando juntos. O que descobrimos é que a melhor maneira de desenvolver nosso sistema Fluent Design é realmente abrir o código internamente. O que aconteceu é que estamos conseguindo o melhor do trabalho de todos dessa maneira. "

A Microsoft, nos últimos anos, tem se concentrado cada vez mais no design de. Exemplo disso, o Zune, o Media Center, o Windows Phone e o Windows 8 contavam com os princípios de design que se tornaram a linguagem de design do Metro em 2003.

Já,  no ano passado, a Microsoft introduziu o Fluent Design, que, ao contrário do Metro, inclui alterações de design mais sutis focados em animações e efeitos de desfoque. Agora, também estamos começando a ver mais princípios aparecendo também nos serviços da Web da Microsoft.

O design sempre foi um ponto importante para a Microsoft, no entanto, nunca pareceu ter muita coerência. . "O design sempre quis trabalhar junto e fazer esse tipo de coisa", diz Friedman. "O que você está vendo é a empresa inteira seguindo o exemplo e projetando a possibilidade de usar esse equipamento de uma maneira realmente boa ... e você verá isso acontecendo no Windows, no Office e no Surface com o passar do tempo."

A ideia agora não é distribuir tudo ao mesmo tempo com o Fluent Design, mas sim ir de modo mais cuidadoso.

"Se tivermos que mudar tudo ao mesmo tempo, isso nunca acontecerá", explica Friedman. "Somos altamente coordenados internamente, então os designers do Office sabem exatamente o que vem a seguir com o Windows. Os designers do Windows sabem exatamente o que vem a seguir com o Office. "

Fonte: The Verge