De acordo com a Microsoft, conversar com um bot de modo natural já é possível. Através dos chatbots é possível que as pessoas possam interagir com eles, porém, é necessário falar de modo pausado e calmamente, para que seja compreendida a fala por parte deles.

Através de uma tecnologia inovadora que a Microsoft desenvolveu, será possível conversar com um robô como se ele fosse um amigo, e estivesse ouvindo uma conversa naturalmente através do telefone.

O primeiro chatbot a receber a tecnologia é o Xiaolce, que possui mais de 200 milhões de usuários na Ásia. Também foi revelado que a empresa está trabalhando para levar a novidade para outros bots, como o Zo nos Estados Unidos.

Microsoft diz que será possível conversar com bots de modo natural.
Microsoft diz que será possível conversar com bots de modo natural.

Conforme o engenheiro-chefe da Xiaolce, a tecnologia, que recebeu o nome de "senso de voz full-duplex", é capaz de expandir a capacidade do robô e prever o que a pessoa com quem ele está interagindo irá falar. Tal habilidade é comum entre humanos, agora, porém, os robôs também estão conseguindo fazer isso.

Atualmente, quando é iniciada uma conversa com tal inteligência artificial, as interações costumam ser pouco realistas. Porém, com  a nova tecnologia, o tempo de reação do chatbot será reduzido.

Em relação a Cortana, ela não deverá receber a novidade em curto espaço de tempo. Inicialmente, as melhorias são direcionadas para as inteligências direcionadas a sessões de conversa com usuários, como Xiaolce, Zo, Ruuh e Rinna.

Para a Microsoft, a Cortana é considerada como uma assistente pessoal virtual direcionada para a produtividade.

Como podemos perceber, a interação homem/máquina está cada vez mais próxima. Sobre o futuro não podemos dizer, mas possivelmente os robôs estarão mais presentes na nossa vida.

E você, acredita em uma interação maior com as máquinas no futuro?