Os casos de discriminação de gênero, infelizmente, ainda estão presentes em vários locais. Em grandes empresas não é diferente. A Microsoft, por exemplo, é alvo de várias denúncias envolvendo assédio sexual e também discriminação de gênero.

Entre os anos de 2010 e 2016, a Microsoft somou 238 queixas em relação a discriminação de gênero e assédio sexual, conforme um processo judicial. Além disso, a empresa é acusada de ignorar sistematicamente as mulheres quando se trata de salários e promoções.

Por conta de tudo isso, advogados estão realizando uma ação coletiva que deve cobrir mais de 8 mil mulheres.

Microsoft acumula várias denúncias de assédio sexual e discriminação de gênero.
Microsoft acumula várias denúncias de assédio sexual e discriminação de gênero.

A Microsoft diz que dos 118 casos de discriminação de gênero mencionados, apenas um deles foi encontrado. De acordo com a empresa, os autores não podem citar um exemplo em que a política da empresa acabou sendo violada no que diz respeito a aumentos de salários e também promoções.

No entanto, os advogados das acusadoras dizem que o número de queixas era realmente grande e que a equipe de pesquisa da Microsoft havia mostrado apenas uma resposta imprecisa. Os advogados da companhia salientam que as acusações são chegaram a encontrar práticas que afetassem os funcionários para uma ação coletiva.

As empresas, no geral, reservam as informações sobre queixas de discriminação internamente, desta forma, não está claro o número de reclamações que existe na Microsoft.

Até então não houve uma decisão do juiz do tribunal das acusações contra a Microsoft.