Phil Spencer, chefe do Xbox, durante sua passagem pela Brasil Game Show, comentou novamente sobre a possibilidade de uma integração de jogadores com consoles diferentes. Ele, inclusive, se mostrou contrariado com a falta de apoio da Sony nesta investida.

"Falamos com a Sony o tempo todo. Com 'Minecraft' no PlayStation, temos que ser um dos maiores jogos na plataforma deles em termos de vendas e tempo de jogo", disse Spencer em entrevista ao GameSpot. "A mesma coisa com a Nintendo. A relação com a Nintendo nesse sentido tem sido forte. Mas eu acho que a visão da Sony é diferente."

Microsoft diz que parceria com Sony depende somente da dona do PS.
Microsoft diz que parceria com Sony depende somente da dona do PS.

Os representantes da Microsoft, em várias ocasiões, falaram publicamente sobre a dificuldade de convencer a Sony sobre participar de um ambiente compartilhado. A dona do PlayStation disse que estava aberta às discussões, porém, tal fato precisava passar pela aprovação de acionistas.

"Eu sei que há uma certa visão que diz que, se meus amigos têm este console, eles não podem jogar com pessoas que comprarem outro console. Essa é uma razão para eles comprarem o meu console", comentou Spencer. "Essa razão não vai embora."

"Então estamos disponibilizando 'Minecraft' como um dos maiores jogos em qualquer plataforma e permitindo que as pessoas joguem juntas independentemente de qual dispositivo elas compraram. Não acho que todo mundo esteja tomando a mesma abordagem em relação ao ecossistema."

Mesmo com toda a dificuldade, Spencer não considera a ideia com causa perdida. "Mas eu acho que algumas das razões fundamentais e certos cenários não vão embora mesmo", acrescentou. "Então eu não sei o que mudaria", disse o executivo.