O Mercado Livre recentemente tomou medidas drásticas contra produtos que infringiam suas políticas. Com mais de 5,4 milhões de produtos removidos de sua plataforma, o Brasil liderou o ranking, com 1,6 milhão de itens excluídos. A postura do Mercado Livre está de acordo com uma recente atualização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que visa acabar com o contrabando em plataformas de e-commerce do Brasil.

1,6 milhão de produtos são excluídos do Mercado Livre no Brasil

As violações mais comuns observadas foram relacionadas à venda de produtos falsificados. Essa categoria de itens foi a principal razão para a exclusão de postagens não apenas no Brasil, mas também em países como México, Argentina e Uruguai. Por outro lado, em mercados como Colômbia, Chile e Peru, a categoria de livros liderou as exclusões.

Além de produtos falsificados e livros, outras categorias também enfrentaram exclusões, como jogos e até mesmo animais. De acordo com o relatório divulgado pela empresa, a esmagadora maioria das exclusões (97,91%) foi resultado do próprio sistema que detectou a violação desses produtos na plataforma, e apenas uma fração mínima (2,09%) foi resultado de denúncias de usuários.

Relatório divulgado pelo Mercado Livre. Imagem: Mercado Livre/Reprodução
Relatório divulgado pelo Mercado Livre. Imagem: Mercado Livre/Reprodução

Embora o número de 5,4 milhões de produtos excluídos possa parecer impressionante,cabe lembrar sobre o número total de postagens ativas na plataforma durante o mesmo período: mais de 651 milhões. Em relação a esse número, a ação representa apenas uma pequena fração, equivalente a 0,84%.