O prazo para a devolução de eletrônicos no Mercado Livre (ML) irá mudar em breve. Em fevereiro deste ano, a plataforma enviou para vários usuários um e-mail comunicando que a partir de abril os vendedores serão obrigados a aceitar a devolução de produtos eletrônicos 30 dias após a chegada do item na residência de quem comprou. Isso provavelmente irá desestimular as pessoas a venderem seus eletrônicos no ML.

O que o Mercado Livre diz?

Mercado Livre altera o prazo de devolução para produtos eletrônicos para 30 dias. Fonte: Oficina da Net
Mercado Livre altera o prazo de devolução para produtos eletrônicos para 30 dias. Fonte: Oficina da Net

De acordo com o Mercado Livre, a partir do dia 1º de abril de 2024, as vendas de produtos da categoria "Tecnologia" terão um prazo de devolução de 30 dias corridos, a contar da data do recebimento. A empresa diz que os seguintes produtos estão englobados na categoria de Tecnologia:

  • Celulares e smartphones
  • Câmeras e acessórios
  • Videogames
  • Dispositivos eletrônicos de áudio e vídeo
  • Informática
  • TV
  • Todos os acessórios, softwares e componentes
Captura de tela do e-mail enviado pelo Mercado Livre para seus usuários a respeito da nova política de devolução para produtos eletrônicos em sua plataforma. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela do e-mail enviado pelo Mercado Livre para seus usuários a respeito da nova política de devolução para produtos eletrônicos em sua plataforma. Fonte: Vitor Valeri

O que a mudança pode impactar?

Talvez você não saiba, mas muitos usuários do Mercado Livre têm utilizado a plataforma como meio de experimentar produtos ou até mesmo lesar o vendedor de diversas formas. Inclusive, recentemente, pude ver um exemplo do que os compradores são capazes de fazer para se aproveitar da política de devolução de produtos vendidos no ML.

No grupo "Compra e Venda de Fones de Ouvido e Acessórios High End" na rede social Facebook, um usuário compartilhou capturas de tela de uma venda que ele fez de fone de ouvido usado, onde o comprador fez alegações que não condiziam com a realidade, demonstrando claramente que ele utilizou o anúncio para apenas experimentar o produto.

Captura de tela de vendedor lesado por uma venda no Mercado Livre, onde o comprador utilizou a política de devolução como forma de experimentar produtos. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela de vendedor lesado por uma venda no Mercado Livre, onde o comprador utilizou a política de devolução como forma de experimentar produtos. Fonte: Vitor Valeri

Essa não é a primeira vez que isso acontece no grupo. Nos comentários da publicação, nota-se que outras pessoas também já foram lesadas pela política de devolução da plataforma.

Um membro do grupo no Facebook diz:

Entendo a frustração, mas toda compra pela internet tem direito a devolução por arrependimento em 7 dias, para quem vende é horrível mas isso faz parte.

Já tive problemas vendendo disco de vinil novo, o cara compra, abre, põe pra tocar na agulha de prego dele lá e depois te devolve alegando arrependimento, e o vendedor fica com o produto aberto e muitas vezes já danificado pelo mau uso.

Realmente ta muito ruim vender no ML por conta disso, o comprador deveria ter a noção que está comprando de outra pessoa, não de uma loja.

Outra pessoa nos comentários da mesma publicação relatou seu desgosto ao vender no Mercado Livre dizendo:

Passei pelo mesmo problema vendendo um celular... O infeliz ainda comprou via PAC, demorou uma eternidade pra receber.

Quando o celular chegou, me agradeceu, fez vários elogios, parecia super satisfeito. Faltando um dia pra expirar o prazo de devolução, ele fez a solicitação sem nenhuma justificativa. Mais uma eternidade pra me devolver via PAC.

No fim das contas, fiquei 17 dias sem meu celular, sem dinheiro e com a vida travada. Me devolveu sem a película frontal e com a capa mordida num canto.

ML pra venda nunca mais!

Uma pessoa alertou descrevendo o mecanismo de avaliação de devoluções no Mercado Livre dizendo:

Evitem o mercado livre para a venda de equipamentos, a política da plataforma permite devolução em 7 dias por qualquer motivo e isso abre margem para os espertinhos. Olx pelo contrário só aprova devolução quando o produto não condiz com o anúncio ou está com algum problema mediante prova.

Um dos membros alertou as pessoas do grupo dizendo:

Acredite tem caso que é pior quando eles alegam ''defeito'' como justificativa para devolver o produto e assim abrem reclamação como ''defeito'' no produto e vc ainda tem que pagar o frete de ida e volta por conta disso kkkkk e quando recebe o produto está 100% perfeito sem nenhum ''defeito'' ai vc tomou o prejuízo de fretes e tempo, esses são os piores compradores que tem, pois nem para ser honesto na sua devolução eles são. No seu caso ainda o frete ficou por conta da plataforma, menos pior.

Basicamente, ao aumentar para 30 dias o prazo de devolução para produtos eletrônicos, o Mercado Livre permitirá que haja um grande aumento neste tipo de prática acima. Os vendedores certamente irão passar a reclamar com mais frequencia, já que os produtos vendidos podem vir danificados ou eles ficaram sem o item por vários dias "na estrada" até que ele retorne.

Qual é a sua opinião a respeito desta mudança na politica de devolução de produtos vendidos no Mercado Livre? Comente abaixo e compartilhe conosco o que você pensa!