A Amazon anunciou que está atualizando sua política de devolução para facilitar a solução de problemas com produtos defeituosos vendidos por terceiros no site. Com essa alteração, o cliente poderá, ao comprar um produto que não é enviado e vendido pela Amazon, entrar em contato diretamente com a Amazon para abrir uma reclamação de um produto que foi entregue com danos.

De acordo com a publicação no blog da Amazon dos EUA, caso a reclamação do cliente seja válida, a empresa irá devolver diretamente até US$1000 para o cliente mesmo que o produto não seja vendido por outra loja dentro do site.

Amazon pagará até US$1000 para produtos defeituosos vendidos por terceiros

A Amazon diz:

"Reivindicações abaixo de US $ 1.000 representam mais de 80 por cento dos casos em nossa loja, e a Amazon arcará com esses custos e não solicitará o reembolso dos vendedores que cumprem nossas políticas e possuem seguro válido. Os vendedores serão mantidos informados em cada etapa para que possam continuar a garantir a segurança de seus produtos."

Caso o vendedor não responda a reclamação, a Amazon diz que pode entrar em ação mesmo com produtos acima de US$1000. Mesmo que "os vendedores continuem a ter a oportunidade de defender seus produtos contra reclamações", a Amazon diz que ela pode intervir também caso a reclamação seja rejeitada pela loja. Haverá uma análise feita por especialistas para determinar se a reclamação é válida ou não.

A nova política da Amazon surgiu devido a reclamação de legisladores e organizações de defesa do consumidor após a proliferação de produtos falsificados, defeituosos e até perigosos que são vendidos por terceiros (lojas dentro do site).

Lançamento e disponibilidade

De acordo com as informações, a partir do dia 1º de setembro de 2021, a Amazon passará a aplicar sua nova política de devolução nos EUA. Não se sabe ainda se isso irá valer mundialmente ou ocorrerá a princípio na América do Norte antes de expandir para outras regiões como o Brasil.

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