Na semana passada aconteceu a CES 2024 (Consumer Electronics Show) em Las Vegas, nos Estados Unidos. Confira a seguir 5 grandes tendências tecnológicas para 2024 apresentadas na feira. O evento é uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. Na ocasião as grandes fabricantes de gadgets costumam mostrar suas novidades da área, e neste ano não foi diferente. Aliás, desta vez, a IA e a realidade mista vieram mais fortes do que nunca.

ÍNDICE

IA integrada aos notebooks

2023 foi o ano da IA, impulsionada pelo Chat GPT e similares, bem como os geradores de imagens. E parece que essa inteligência veio para ficar, especialmente nos nossos eletrônicos.

O que podemos resumir disso perante ao que vimos na CES 2024 é que a inteligência artificial integrada aos notebooks será um adicional importante de venda, tal quanto ter uma web cam integrada ou uma tela LED de ótima qualidade.

Aliás, para poder integrar a inteligência artificial aos notebooks, as fabricantes terão que caprichar no poder de processamento das máquinas.

A inclusão dos novos processadores Core Ultra da Intel em novos modelos, como o Prestige 16 AI Series da MSI, dão a possibilidade de integrar a IA. Neste novo processador, cada CPU inclui uma Unidade de Processamento Neural (NPU), que é um chip especial dedicado ao tratamento de tarefas de IA.

Prestige 16 AI Series da MSI
Prestige 16 AI Series da MSI

Essa tecnologia proporciona desde a otimização automática do consumo de energia e do desempenho do sistema de acordo com o que você está fazendo (jogando, fazendo vídeo-chamada, etc), até a criação completa de mídia.

A Lenovo também apresentou uma novidade importante na CES 2024 neste sentido. Estamos falando do novo Yoga Creator Zone. O software inteligente que virá em alguns dos notebooks mais novos da marca é capaz de gerar imagens com base em prompts, mesmo se você não estiver conectado à Internet.

Yoga Creator Zone
Yoga Creator Zone

Realidade Mista

A CES 2024 prometeu inovações, e a realidade mista não decepcionou. Com o lançamento do Apple Vision Pro em fevereiro e o revolucionário processador XR2 Plus Gen 2 da Qualcomm, capaz de gerar imagens 4.3K a 90fps por olho, essa tecnologia emerge como uma das principais tendências do ano.

A Sony apresentou um protótipo impressionante de headset XR: elegante, potente e com controles inovadores. Contudo, parece direcionado ao mercado corporativo por enquanto. Mas gamers, não se desesperem! O processador da Qualcomm abre caminho para novos headsets consumer, e novidades podem surgir em breve.

Sony XR 2024
Sony XR 2024

E a realidade aumentada está chegando também para o mercado automotivo. A BMW, em parceria com a XREAL, mostrou como os óculos AR Air 2 transformam carros novos em experiências imersivas, com instruções de navegação virtuais, alertas de perigo e informações sobre pontos de recarga, tudo sobreposto ao mundo real.

AR Air 2
AR Air 2

TV's OLED mais brilhantes

As TVs sempre ocuparam uma parcela significativa dos anúncios na CES. Para quem quer transformar sua sala em uma verdadeira sala de cinema, boas notícias: Finalmente um antigo problema parece estar sendo resolvido, o do brilho nas telas OLED.

Os televisores mais modernos apresentados na feira apresentaram melhorias significativas no brilho dos painéis OLED de vários fabricantes, incluindo as novidades da Panasonic e LG.

A LG G4 foi um dos lançamentos de TV que mais se destacaram este ano, aprimorando a tecnologia Micro Lens Array (MLA) encontrada na G3 do ano passado. A tela da nova TV está ainda mais brilhante, com pico de brilho de 3000 nits, o que impressiona se tratando de um painel OLED. Isso, combinado com taxas de atualização ainda maiores, atendendo a uma das grandes reinvidicações do público gamer.

LG G4 OLED
LG G4 OLED

Além do OLED, também vimos modelos Mini LED ultrapassando a barreira de 3000 nits de brilho, como a série ULED da Hisense. Se isso não fosse suficiente, a ULED X 98UX da empresa eleva o patamar para 5000 nits, enquanto a 110UX impressionou a todos com sua tela gigantesca de 110 polegadas (com nada menos que 40.000 zonas de escurecimento) e um brilho de 10.000 nits.

ULED TV
ULED TV

Fones de ouvidos ainda mais inteligentes

Mais uma das grandes tendências tecnológicas de 2024 é os fones de ouvido. Não pense que são apenas fones, iguais a todos os outros, que tocam músicas e tal. Os fones apresentados na CES 2024 chamam atenção pelas funções extras, que vão muito além de apenas reproduzir sons.

Se toda vez que você sai para se exercitar, não esquece do smartwatch para monitorar sua atividade, e os fones de ouvido para embalar seus exercícios, saiba que você poderá deixar um deles de lado em um futuro próximo.

Apresentado na feira deste ano, o Momentum Sport, da Sennheiser, são fones de ouvido sem fio que para além da alta qualidade sonora da marca, também incluem um monitor de frequência cardíaca e sensor de temperatura.

Momentum Sport da Sennheiser
Momentum Sport da Sennheiser

A cereja do bolo é a compatibilidade do gadget com uma biblioteca gigantesca de apps de saúde, que inclui Apple Health, Strava, Garmin Connect, Peloton e Polar Flow.

Já o JBL LIVE TWS 3 Series, da JBL, talvez não ostente tantos recursos voltados para o bem-estar físico, mas ainda assim dá um banho na concorrência graças a uma inovação inédita: uma tela sensível ao toque de 1,45 polegadas, integrada ao estojo de carregamento.

JBL LIVE TWS 3 Series
JBL LIVE TWS 3 Series

Com ela, você ajusta configurações, mexe no equalizador e controla a reprodução de música sem tirar o celular do bolso. Pode parecer supérfluo, mas apostamos que essa ideia vai virar febre entre outros fabricantes de fones ainda este ano.

Gadgets disfarçados

A CES 2024 nos trouxe uma tendência tecnológica que promete revolucionar a forma como vemos a tecnologia em nossas casas: a "tecnologia discreta". Ou melhor, gadgets que não gritam "sou tecnológico!", mas ao contrário, se integram perfeitamente ao ambiente.

Imagine um projetor de TV que se parece com uma luminária de teto. Esse é o Xgimi's Aladdin, que fica ali quietinho, iluminando sua sala quando não está em uso. Ele ainda funciona como uma caixa de som Bluetooth Harman Kardon 360º e pode ser instalado na maioria dos soquetes existentes.

Xgimi
Xgimi's Aladdin

A Samsung também impressionou com o Music Frame. De frente, parece um porta-retrato de 12 polegadas, que aceita fotos impressas. Mas escondido dentro, há um sistema de som potente, para você curtir suas músicas sem nenhum alto-falante à vista.

Music Frame da Samsung
Music Frame da Samsung

A tendência de "tecnologia camuflada" vai além de apenas estética. Ela reflete a busca por ambientes mais limpos, onde a tecnologia não precisa ser intrusiva, mas sim complementar e aprimorar o espaço.