Existem muitos truques para aumentar seu score de crédito, e certamente a dica mais efetiva é pagar as contas em dia. Mas para além disso, existem outros modos de contribuir para o aumento da pontuação, e aqui neste post vamos falar sobre as ações que mais dão certo para a maioria das pessoas.

Seu score de crédito é uma das medidas mais importantes da sua saúde financeira. Ele diz aos credores o quão responsavelmente você usa seu crédito. Quanto maior sua pontuação, mais facilmente você conseguirá ser aprovado para novos empréstimos, financiamentos, consórcios ou cartões de crédito.

Uma pontuação de crédito mais alta também pode abrir as portas para menores taxas de juros. Se você quiser melhorar sua pontuação de crédito, há uma série de coisas simples a fazer. É preciso um pouco de esforço e, claro, paciência para esperar.

Antes de conferir as dicas, vamos entender quais são os fatores que afetam seu score.

Fatores que impactam no score de crédito

  1. Histórico de pagamentos: As birôs de crédito tem um histórico seu de pagamentos, levando em conta os pagamentos em dia e os atrasos;
  2. Utilização de crédito: É levado em conta o quanto você usa do crédito que você tem;
  3. Tempo das contas: Quanto mais antigas suas contas, melhor;
  4. Mix de crédito: Quantos tipos de crédito diferente você possui, melhor. Isso inclui cartão de crédito, empréstimo, consórcio, financiamentos, etc;
  5. Crédito recente: As contas de crédito abertas recentemente também são avaliadas.

Como aumentar o score de crédito em 2023?

1. Pague suas contas em dia

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

Nenhuma estratégia é melhor para aumentar o score de crédito do que pagar as contas em dia. O histórico de pagamentos é o maior fator do score de crédito, e os pagamentos atrasados podem permanecer em seus relatórios de crédito por mais de 7 anos.

Se você atrasar um pagamento por 30 dias ou mais, seu CPF pode ir para o SPC e Serasa. Por isso, caso ocorra um atraso, entre em contato com o credor para negociar a dívida. Além disso você pode solicitar ao credor que retire a informação do atraso de pagamento às birôs de crédito.

Mesmo que o credor não faça isso, vale a pena pagar o débito em atraso o mais rápido possível, pois uma dívida não paga prejudica muito sua pontuação. O impacto de um pagamento atrasado desaparece com o tempo, mas muitos atrasos podem despencar seu score.

Se você não consegue pagar tudo em dia, priorize suas contas. Procure a assistência financeira, como empréstimos, para não deixar seu CPF ficar sujo.

2. Mantenha seu nome limpo

Se você tem uma dívida não paga, renegociá-la vai fazer com que seu score aumente. Embora um pagamento atrasado possa permanecer no seu relatório de crédito por até sete anos, não ter dívidas abertas é muito bom para sua pontuação. Além disso, ao renegociar você barra o aumento da dívida com os juros.

3. Se mantenha no Cadastro Positivo

O cadastro positivo é um banco de dados do Banco Central que registra o histórico de pagamentos dos consumidores, incluindo contas de água, gás, luz, telefone fixo, compras com cartão, empréstimos, financiamentos e crediários. Ele existe desde 2011, tendo entrado em vigor em 2013. Mas até 2019, era necessário se cadastrar para estar lá.

A partir desse ano, ele passou a ser automático, com todo o cidadão brasileiro incluído, a não ser que seja solicitada a remoção. Por conter as informações positivas dos bons pagadores, ele é um aliado no aumento do score de crédito, e por isso, vale a pena se manter nele.

4. Tenha contas de consumo em seu nome

Imagem: CEEE.
Imagem: CEEE.

Como falamos anteriormente, contas como água, luz, gás e telefone compõe o cadastro positivo. Por isso, tenha o máximo dessas contas no seu nome. Além disso, é importante pagar essas contas em dia para que as informações coletadas sejam positivas.

5. Atualize seus dados nas birôs de crédito

É fundamental manter suas informações atualizadas junto às birôs de crédito para que o mercado possa confiar em você. Portanto, se você mudou de endereço ou o número de telefone, mantenha as informações atualizadas.

6. Mix de crédito

Além do cartão de crédito, é interessante você ter outros produtos financeiros se possível. Independente se for um cheque especial na conta bancária, financiamento, consórcio ou um empréstimo, os credores gostam de ver que você pode gerenciar vários tipos de crédito. Ter contas parceladas e crédito rotativo, como empréstimos e cartões de crédito, pode aumentar sua credibilidade no mercado.

7. Use o cartão de crédito

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

Conseguir um cartão de crédito e utilizá-lo de forma responsável pode ser uma ótima maneira de aumentar seu score. Isso porque quando pagamos nossas compras no débito, o sistema financeiro não consegue ver como gastamos nosso dinheiro, nem que pagamos em dia. Com o cartão de crédito, você tem a oportunidade de mostrar que é um bom pagador.

8. Não cancele cartões de crédito

Se você quer melhorar seu score, esteja ciente de que cancelar cartões de crédito pode diminuir sua pontuação, pois significa que você tem menos limite de crédito, além de aumentar o percentual de utilização do crédito total que você tem. Mantenha o cartão de crédito e use-o ocasionalmente.

Outro detalhe importante é que a idade do seu histórico de crédito é muito importante para o score, e se você cancelar um cartão, perderá o histórico dele. Porém, se você quer ainda assim cancelar algum cartão, faça isso com os mais recentes.

9. Peça crédito com moderação

Embora ter crédito aumente o score, pedir vários cartões de crédito em um pequeno espaço de tempo prejudica sua pontuação, especialmente se você tiver o pedido negado. Tente aguardar pelo menos 3 meses entre uma solicitação e outra.

10. Contrate um seguro

Imagem: Canva.
Imagem: Canva.

O mercado financeiro vê com bons olhos a contratação de seguros, pois isso significa que a pessoa se preocupa com o futuro. Por isso, até mesmo a cotação de um seguro já é capaz de elevar seu score de crédito.

Atualmente, os bancos digitais oferecem seguros a um custo baixo, como o Nubank (a partir de R$ 9 por mês), C6 Bank e o Banco Inter. Se você é cliente de uma dessas instituições financeiras, dê uma conferida no seu aplicativo e faça uma cotação.