Verificar seu score de crédito é importante, tanto para monitorar seu CPF quanto nos momentos em que você está buscando melhorar sua pontuação para conseguir um financiamento, cartão de crédito, empréstimo, entre outros. E se você conhece uma ou duas birôs de crédito no Brasil, saiba que existem mais. Aqui vamos mostrar como consultar o score em 4 birôs de crédito.

Apesar de algumas birôs oferecerem planos pagos para monitorar seu score, a verdade é que não há necessidade de pagar para consultar o score. Entretanto, alguns recursos extras estão disponíveis nesses planos. Cabe a você decidir se quer eles ou não, mas essencialmente, a consulta da pontuação é grátis.

Seu score de crédito diz aos potenciais credores o quão responsável você foi com o crédito no passado. Quando você solicita crédito, os credores podem solicitar legalmente este documento de uma ou mais agências de crédito (Serasa, Boa Vista SPC, Quod e SPC Brasil) para avaliar o quão arriscado é emprestar dinheiro ou conceder um crédito a você.

Quais informações os credores podem ver?

O relatório de crédito vinculado ao seu score fornece um resumo detalhado do seu histórico financeiro. Ele inclui suas informações pessoais e uma lista detalhada sobre suas contas de crédito anteriores e correntes.

Ele também documenta cada vez que você ou um credor consulta seu score de crédito, bem como casos em que suas contas foram repassadas a uma agência de cobrança. Questões financeiras que fazem parte do registro público, como falências e hipotecas, também estão incluídas.

4 Birôs de crédito para verificar seu score online

Serasa Consumidor

A Serasa Experian do Brasil é afiliada da multinacional Experian plc, com mais de 125 anos de experiência e atuando em 45 países. Atualmente considerada por muitos como a maior das birôs de crédito brasileiras, certamente uma das mais consultadas pelos credores.

Portanto, o score do Serasa é de grande importância se você está em busca de crédito. Além do score, o Serasa também permite renegociar suas dívidas não pagas com descontos que passam dos 90%.

Para conferir como está o seu score do Serasa, acesse o site serasaconsumidor.com.br. Você também pode consultar pelo celular com os aplicativos disponíveis na Google Play e App Store.

Caso você nunca tenha acessado o Serasa, primeiramente você deve fazer o seu cadastro clicando em "Cadastre-se". A partir daí, preencha devidamente o formulário com suas informações.

Será solicitado o seu CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, e-mail e uma senha que você deve criar, com no mínimo 8 caracteres. Feito isso, clique em "Declaro que li e aceito os Termos" e depois clique em "Criar Conta Grátis".

Após o cadastro, você receberá um e-mail com um link. Clique nele para confirmar a sua conta.

Imagem: E-mail de confirmação Serasa Experian.
Imagem: E-mail de confirmação Serasa Experian.

Agora que você já tem uma conta no Serasa, basta acessar o site do Serasa e consultar o seu score online. Além disso, você também pode conferir no site do Serasa se a sua pontuação está baixa, intermediária ou alta, bem como acompanhar o histórico do seu score no link Histórico do Serasa Score.

Score do Serasa Experian.
Imagem: Serasa Experian.

Boa Vista SPC

O Boa Vista SPC é uma birô de crédito que existe há mais de 60 anos, e antigamente era conhecida como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Além disso, a Boa Vista foi a primeira birô a criar o Cadastro Positivo, um banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, com o objetivo de tornar a análise de crédito mais justa e acessível.

Por isso, é muito importante para quem deseja aumentar o score e ter mais crédito, criar um cadastro positivo no Boa Vista, através do portal Consumidor Positivo, aonde també você pode conferir seu score online. O portal ainda permite renegociar dívidas em aberto.

Antes de mais nada, voc cadastro no Boa Vista SCPC, recomendo que você faça o quanto antes, pois o Cadastro Positivo deste birô é bastante usado no mercado financeiro.

Antes de mais nada, você precisa criar um cadastro no site, caso nunca tenha acessado antes. Para isso, viste a página Consumidor Positivo e insira seu CPF. O serviço também está disponível por aplicativo. Você pode baixar no seu celular na App Store ou Google Play. Uma nova página será aberta com um formulário, aonde você deve inserir seus dados pessoais

Após completar o cadastro, a birô enviará uma mensagem para seu e-mail com um código. Basta clicar no link da mensagem do próprio e-mail para validar o cadastro. Já cadastrado, basta acessar o portal Painel Score Consumidor Positivo para conferir seu score online.

Imagem: Boa Vista SPC.
Imagem: Boa Vista SPC.

Quod

O Quod é uma birô de crédito administrada pelos 5 maiores bancos brasileiros: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander. Ele também conta com o Cadastro Positivo, além do score online.

Para se cadastrar no Quod você deve acessar o Quod e clicar em Registre-se. Porém, tenha seus seus documentos pessoais à mão, pois você precisará mandar uma foto do seu RG ou CNH e CPF, além de uma selfie sua.

Por fim, ao concluir o cadastro, a Quod enviará sua senha por e-mail, e você deve usar essa senha para consultar seu score online.

Imagem: Quod.
Imagem: Quod.

SPC Brasil

Por fim, a última birô que vamos falar aqui é o SPC Brasil. Esse serviço é vinculado à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e você pode consultar seu score online e grátis através do Portal do Consumidor.

Para isso, antes de mais nada, você deve criar o seu cadastro no Portal do Consumidor ou se preferir pelos aplicativo disponíveis na Google Play e App Store.

Primeiramente, clique em "Criar Acesso". Após isso, preencha o formulário com seus dados: CPF, primeiro nome, último nome, data de nascimento, primeiro e último nome da mãe e e-mail. Após isso, marque o campo "Li e aceito o termo de adesão" clique em Prosseguir.

O SPC Brasil enviará um e-mail com um link, basta você clicar nele para criar a senha. Por fim, você deve confirmar um Token gerado no Google Authenticador (Download: Android | iOS). Agora, basta clicar na palavra "SCORE" na página inicial para conferir sua pontuação.

Imagem: Portal do Consumidor / SPC Brasil.
Imagem: Portal do Consumidor / SPC Brasil.