Declarações centradas na proibição do TikTok, de acordo com relatórios recentes, deverá aumentar.

E os anúncios mais recentes, encontrados no Facebook e Instagram, são decididamente a favor de uma proibição, acusando o TikTok de espionar usuários da China.

Não há indicação de cronograma específico para a proibição. E as autoridades não declararam explicitamente que haveria uma proibição. Mas também não é uma coisa impossível de acontecer.

Especialmente porque as autoridades listadas incluem o Secretário de Estado Mike Pompeo, o Conselheiro de Segurança Nacional Robert O'Brien e o Chefe de Gabinete Mark Meadows.

A discussão inicial sobre a possibilidade de proibição começou no início de julho. Especificamente, isso foi após a decisão da Índia de proibir o aplicativo junto com outros 58.

A liderança dos países, na época, citou preocupações sobre a espionagem chinesa dos aplicativos. Estima-se que isso custou à TikTok aproximadamente US$6 bilhões.

Cada uma das principais autoridades americanas citou preocupações semelhantes. Ou seja, que o aplicativo e outros estão enviando ativamente dados do usuário ao Partido Comunista Chinês.

As observações de Pompeo sobre o assunto ocorreram apenas alguns dias após a proibição da Índia. E os próximos comentários sobre o assunto, atribuídos a Robert O'Brien, se basearam na especulação inicial.

O'Brient expressou especificamente preocupações de que o TikTok possa estar coletando dados relacionados ao reconhecimento facial. Mais tarde, Meadows informou que, se uma proibição se seguisse, ela seria analisada em uma escala de tempo de "semanas, não meses".

Agora, as preocupações com o TikTok estão alinhadas com as da gigante chinesa de tecnologia Huawei. Isso é em termos de suporte e alegações. Qualquer proibição seria potencialmente bipartidária, assim como a discussão anterior sobre o assunto.

Assim como a Huawei, o TikTok negou todas essas acusações, agora e no passado. A empresa ressalta que não é realmente gerenciada por nenhuma empresa chinesa.

O aplicativo é gerenciado pela ByteDance, com sede nos EUA, o que significa que também é mantido separadamente da versão específica da China. Esse outro aplicativo é enviado para clientes chineses sob a marca Douyin.

Mais importante e diferenciando o TikTok de outras empresas que enfrentaram acusações semelhantes, os dados dos usuários americanos são armazenados e manipulados localmente.

A implicação óbvia é que os EUA estão analisando longamente e com firmeza a proibição total do TikTok. E outros aplicativos como esse ou com qualquer vínculo com a China provavelmente seguirão ou serão banidos ao mesmo tempo.

Isso não significa necessariamente que uma proibição ocorra. No momento, o governo parece estar principalmente interessado em obter a aprovação do público, em favor de tal medida.