É difícil acreditar como é possível a Huawei manter seu cronograma de lançamentos em meio a tantos problemas. Mas mesmo depois de quase um ano e meio de embargo comercial imposto pelos EUA, a gigante chinesa segue trabalhando firme para lançar seus produtos no mercado.

A quem diga que a Huawei tem trabalhado menos do que gostaria, mas com tantos problemas parece que a empresa está trabalhando mais, para provar para si mesma que pode.

Depois de muitos rumores que diziam que o Huawei Mate 40 teria um atraso em seu lançamento, novos dados apontam para seu lançamento dentro da agenda prevista anualmente.

Além disso seu novo Kirin desenvolvido em processo de 5 nm está previsto para chegar em meados de setembro. De acordo com o @Mobile Wafer Darren, a Huawei precisará de muitos processadores antes do final do ano.

A empresa precisará de chips móveis de 5nm, 7nm, 16nm e 28nm. Além de precisar também de chips Bluetooth para fone de ouvido TWS desenvolvido pela HiSilicon. Todos esses chips estarão disponíveis antes de meados de setembro.

Definitivamente este é um desafio para a Huawei, porém parece que a empresa está "indo muito bem, obrigado", como dizem integrantes da diretoria.

Um trecho de mensagens trocadas entre a empresa e distribuidores, diz: "Embora os Estados Unidos tenham imposto mais sanções à Huawei em maio, prometemos que a Huawei lançará o Huawei Mate 40 com o processador Kirin do processo de 5 nm, como previsto até outubro. Durante o quarto trimestre, podemos fornecer cerca de 8 milhões de unidades do Huawei Mate 40".

Se você está meio por fora, o processador Kirin de 5nm que chegará com o Mate 40, deve combinar a arquitetura da CPU Cortex A77 (ou A78) somado a GPU Mali G77 (ou G78).

Essa combinação garantirá um melhor desempenho para a experiência de tela com taxa de atualização alta de 120Hz. Quanto ao nome do próximo chip Kirin de 5nm, vazamentos anteriores afirmavam que o processador seria o Kirin 1000, outros dizem que o processador poderá se chamar Kirin 1020.

Independente disso, teremos que esperar alguns meses para obter a arquitetura exata que esse novo processador trará. E também nos prepararmos para a agenda de lançamentos de smartphones entre o terceiro e quarto trimestre. Se tudo seguir como o planejado, só em agosto teremos mais de 6 smartphones lançados, isso em um intervalo pequeno de tempo.

Resta saber se os usuários seguirão receptivos aos lançamentos da Huawei que não contam mais com os serviços do Google e nem sua loja de aplicativos.