Após quase 1 ano e meio de embargo comercial imposto pelos EUA, os smartphones da Huawei não podem usar o Google Mobile Services (GMS).

Na conferência do desenvolvedor, no ano passado, a empresa lançou o HMS, seu serviço próprio, para substituir o serviço do Google.

Além disso, na conferência de lançamento da série Huawei P40 em março deste ano, a Huawei anunciou que a série P40 chegaria utilizando já seu próprio serviço, HMS e loja de aplicativos AppGallery.

É a primeira vez que a empresa utiliza totalmente seus próprios serviços em seu principal smartphone. Segundo relatos, o HMS da Huawei está disponível em mais de 170 países ao redor do mundo e tem mais de 400 milhões de usuários ativos mensais.

Embora a Huawei queira usar os serviços do Google, isso só será possível em maio de 2021, se os EUA não prorrogarem mais uma vez às restrições. Enquanto isso a Huawei segue caminhando e, a passos largos, afinal diante de tantos problemas a empresa segue crescendo.

Em seu último anúncio, o governo dos EUA disse que qualquer empresa que usa a tecnologia dos EUA deve obter uma licença antes de trabalhar para a Huawei. Isso significa que empresas como a TSMC, que está por trás dos chips Kirin da Huawei, não podem receber pedidos da Huawei.

A última restrição dos EUA mostra que a Huawei não está caindo como o governo dos EUA esperava. Um relatório recente afirma que a Huawei fez grandes pedidos no valor de US$700 milhões da TSMC. Também está trabalhando em estreita colaboração com a SMIC (fabricante chinesa de chips). Isso deve manter a empresa confortável até obter uma alternativa viável.