O relatório mostra que às vendas da Apple finalmente se recuperaram após quatro trimestres consecutivos de queda. Às vendas do iPhone no quarto trimestre de 2019 aumentaram 7,8%.

A vice-presidente de pesquisa do Gartner, Annette Zimmermann, informou no relatório que: "Comparado ao iPhone XR, o preço da série iPhone 11 caiu ligeiramente. Além disso, a Apple também reduziu o preço da geração anterior de modelos do iPhone. Estes estão impulsionando o crescimento da demanda do mercado."

O relatório mostra que às vendas do iPhone são particularmente fortes no mercado chinês, com um aumento de 39% no quarto trimestre. Além disso, a Apple também teve um forte desempenho em mercados como Reino Unido, França, Alemanha, Brasil e Índia.

» Veja também: Os melhores iPhones em 2020.

Os analistas do Gartner também esperam que a Apple lance seu primeiro telefone 5G no terceiro trimestre deste ano. Trump também! Segundo o relatório, em geral, às vendas globais de smartphones no quarto trimestre de 2019 caíram 0,4%, enquanto às vendas anuais caíram 1%.

O analista sênior de pesquisa do Gartner, Anshul Gupta, disse no mesmo relatório que "o desempenho de 2019 é um pouco melhor do que o esperado, graças ao desempenho crescente na América do Norte e nos mercados emergentes da Ásia."

"No ano passado, a Índia vendeu 151,9 milhões de smartphones, ultrapassando os EUA e se tornando o segundo maior país em termos de vendas de smartphones. A China continua na liderança, com vendas de smartphones de 390,8 milhões ao longo do ano."

Além disso, o relatório mostra que as cinco principais fabricantes de smartphones do mundo para o quarto trimestre de 2019 incluem Samsung, Apple, Huawei, Xiaomi e OPPO.

Dos 5 principais fabricantes de celulares, apenas Apple e Xiaomi alcançaram crescimento de vendas no quarto trimestre de 2019. Embora as vendas de celulares da Samsung tenham caído, ela ainda mantém sua posição superior com uma participação de mercado de 17,3%. A Apple segue de perto com uma participação de mercado de 17,1%. No quarto trimestre, as vendas de smartphones da Xiaomi atingiram 32,4 milhões de unidades, um aumento ano a ano de 16,5%.

Durante todo o ano de 2019, o desempenho da Huawei atingiu um pico - chegando a 18,6%. Segundo dados do Gartner, a participação de mercado da Huawei na China aumentou para 37% em 2019. Ao longo de 2019, a participação de 15,6% do mercado global da Huawei está à frente da Apple, ocupando o segundo lugar.