O Mercado Livre, maior empresa de e-commerce da América Latina, acaba de divulgar seus resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre deste ano, que terminou em setembro.

Através de um relatório, foi destacado que a receita líquida durante esse período cresceu para US$ 603,0 milhões, representando um aumento ano a ano de 69,7% em dólar e 90,5% em moeda constante. No Brasil, toda a operação equivaleu a 65% de toda a receita líquida do Mercado Livre, tendo registrado US$ 389,0 milhões. Isso indica um crescimento de 76,6% em dólar e 77,3% em real, ano a ano.

As receitas do marketplace também cresceram consideravelmente, somando 70,9% ano a ano em dólar e 123,9% em moeda constante. Por outro lado, as receitas que não estavam relacionadas ao marketplace tiveram um crescimento ligeiramente inferior, atingindo 68,6% em dólar e 120,8% em moeda constante.

Mercado Livre

Quanto ao lucro bruto, o Mercado Livre conseguiu US$ 284,3 milhões com margem de 47,2%, enquanto que no mesmo período do ano passado foi registrado 47,8%. A perda líquida da empresa foi de US$ 66,9 milhões no terceiro trimestre, um aumento considerável com relação aos US$ 10,3 milhões do ano passado. O motivo para isso estaria no fato da empresa ter investimento de forma pesada em marketing no próprio Mercado Livre e no Mercado Pago.

Falando em Mercado Pago, o serviço atingiu um volume total de pagamentos de US$ 7,6 bilhões, representando um aumento ano a ano de 66,2% em dólar e 94,5% em moeda corrente. Também foi constatado que as transações cresceram 118,5% com relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 227 milhões no trimestre analisado.

Além disso, o Mercado Pago continua crescendo no que se refere a pagamentos fora da plataforma do Mercado Livre, seja por meio de serviços de pagamentos online, maquininhas de cartão (mPOS) ou carteira digital. O relatório aponta que os pagamentos realizados fora da plataforma cresceram 140,4% em dólar e 189,6% em real, alcançando quase US$ 4 bilhões em transações e 158,3 milhões de pagamentos.

O mercado de maquininhas de cartão também está em alta fora do marketplace, dado que registrou um crescimento no volume total de pagamentos de 141,2% em real, superando os números do terceiro trimestre do ano passado.

Maquininha do Mercado Pago

A carteira digital disponível no Mercado Pago alcançou quase US$ 1 bilhão, fazendo com que a base de usuários aumentasse em 34,9% em comparação com o segundo trimestre. Isso soma 6,1 milhões de clientes ativos. O volume total de pagamentos da carteira digital seguiu crescendo três dígitos no Brasil, Argentina e México.

Agora quando falamos do volume de vendas, a empresa alcançou US$ 3,6 bilhões, totalizando um aumento de 21,6% em dólar e 36,8% em moeda constante em relação a 2018. O GMV (Gross Merchandise Volume) no Brasil cresceu 24%. O marketplace do Mercado Livre vendeu 98,0 milhões de itens, fechando em alta de 17,3% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. De acordo com a empresa, aproximadamente 1 milhão de produtos foi vendido por dia na plataforma.

Os comprados únicos também cresceram 25,7%, enquanto que os anúncios oferecidos no marketplace do Mercado Livre alcançaram a marca dos 243,0 milhões. Vendas finalizadas por dispositivos móveis atingiram 32,4% e itens enviados pelo Mercado Envios somaram 81,2 milhões, um aumento de 47,5% em relação ao ano anterior, muito em parte impulsionado pelo programa de frete grátis.