Não demorou muito e a Samsung enviou um e-mail para clientes latino-americanos durante o lançamento do Huawei Mate 30 em Munique com o título traduzido "Aproveite aplicativos, atualizações e serviços do Google" e uma foto do Samsung Galaxy Note 10, dentro do e-mail com os logotipos da Samsung e do Google lado a lado.

No e-mail, a Samsung afirma que o Galaxy Note 10 é "o melhor Android do momento", mostrando a tela inicial do Note 10 com seus aplicativos, loja e os aplicativos do Google.

Se voê não tem ideia do porque isso acontece, talvez você esteja vivendo em uma caverna desde o início do ano, é do conhecimento de todos que a Huawei está sob embargo comercial nos EUA, com o presidente Donald Trump declarando que a Huawei é "uma ameaça à segurança nacional".

Samsung Galaxy Note 10 com seus aplicativos próprios, loja e serviços e aplicativos do Google
Samsung Galaxy Note 10 com seus aplicativos próprios, loja e serviços e aplicativos do Google
Como resultado, a Google, segue sem fazer novos negócios com a empresa, portanto, o Google teve que colocar a Huawei na lista de revogação de licenças do Android depois do embargo comercial.

Antes mesmo do lançamento da série Mate 30, já se sabia que eles chegariam sem os serviços e aplicativos do Google de maneira oficial, contudo atualização com patches de segurança e algumas pequenas atualizações da interface do usuário estão sendo liberadas para os smartphones da Huawei até o Huawei P30 Pro, lançamento anterior a série Mate 30.

Além disso já se sabe que o P30 Pro receberá a nova atualização do sistema do Google, o Android 10, mas o recém lançado Mate 30, provavelmente não a verá. Nada disso é certo, visto que uma vez que o embargo comercial caia, nada impede das negociações sejam retomadas e tudo volte ao normal.

Talvez alguns olhem para a Samsung após esse e-mail enviado e diga que a empresa é insensíveis e cruel, mas, a verdade é que, se a Huawei e a Samsung estivessem em posições opostas, a Huawei provavelmente estaria fazendo o mesmo.

Quando a Huawei anunciou o Android 10 para o P30 Pro e deu a ele duas novas cores, "não fez isso apenas para anunciar, mas para alertar seus clientes que adoram o Android, ainda há um smartphone Android em nossa linha, não desista de nós ainda."

Esse smartphone Android por hora é o último com atualização para o Android 10. Resta saber se isso é suficiente para manter os clientes com a Huawei até que eles possam "reorganizar" as coisas com Trump e os EUA.

A Counterpoint Research diz que o declínio financeiro da Huawei na América Latina é real e continuará se o embrgo comercial continuar. Infelizmente, para a Huawei, a Samsung, que nunca perde a oportunidade de fazer com que seus rivais paguem com marketing de vingança, continuará fazendo o que faz de melhor - agora às custas da Huawei.

Mas vale lembrar que o marketing da Samsung já andou fazendo besteira e até apagando vídeos promocionais debochando da Apple por exemplo. Então se existe fraqueza é aí que ela está. Porque "apaga lá o que fizemos antes para que ninguém possa usar isso na internet" é no mínimo infantil, visto que se está on-line, já era, alguém tem em algum lugar as gafes salvas.