O Huawei Developer Program foi anunciado pela primeira vez em 2015 e até agora havia registrado mais de 1,3 milhão de desenvolvedores e 14.000 fornecedores independentes de software em todo o mundo.

A Huawei disse que revelaria mais detalhes sobre o programa para desenvolvedores em 20 de setembro, disse o vice-presidente Ken Hu aos participantes da conferência Huawei Connect 2019 em Xangai.

Também nesta quarta-feira, a empresa lançou o Atlas 900, que foi o cluster mais rápido para treinamento artificial do mundo, projetado para uso em pesquisa científica e desenvolvimento de negócios.

Huawei fará investimento bilionário em seu programa de desenvolvedores
Huawei fará investimento bilionário em seu programa de desenvolvedores

Ken também considerou as preocupações de segurança de países estrangeiros em torno dos equipamentos e software de telecomunicações da empresa.

"Existem muitas preocupações com as soluções 5G da Huawei. Acreditamos que essas preocupações são infundadas", disse Hu a repórteres em Xangai. "Ao permitir que outras pessoas adquiram essas tecnologias por métodos comerciais, isso ajudará a reduzir as preocupações".

A Huawei está acelerando seu alcance depois que o governo Trump impôs sanções à venda de tecnologia dos EUA à empresa asiática e incentivou os aliados a não lançar sua tecnologia de rede 5G por questões de espionagem.

"O futuro da computação é um mercado massivo no valor de mais de dois trilhões de dólares", disse Hu em comunicado. "Continuaremos investindo".

A gigante chinesa de equipamentos de telecomunicações também aumentou sua estimativa de ganhos com contratos 5G.

No início de setembro, ele afirmou ter garantido mais de 50 contratos comerciais 5G, apesar das objeções e obstáculos levantados por Washington. Mas em seus comentários a repórteres na quarta-feira, Hu aumentou o número de vitórias por contrato para 60.

Ken também disse que, enquanto a implantação estava acelerando, especialmente na Ásia, a empresa acreditava que ainda precisaria "esperar um pouco antes que o 5G contribua com uma parcela considerável da receita".

"Teremos uma imagem mais clara até meados do próximo ano, porque, até então, o primeiro lote de lançamentos comerciais de 5G na China chegará a uma determinada fase", disse ele a repórteres durante uma conferência da empresa.