A Apple vai finalmente romper uma barreira que, até então, parecia inabalável nos iPhones: o limite de memória RAM. Segundo fontes da indústria sul-coreana, o iPhone 17 Pro deve chegar em 2025 com 12 GB de RAM, um salto importante em relação aos 8 GB atuais. O upgrade, embora silencioso aos olhos de quem só olha o número, mas 12 GB de RAM é algo já bem comum em smartphones Android.

Qual a diferença de ter mais RAM?

Mais RAM significa, na prática, um iPhone mais preparado para lidar com multitarefas pesadas, jogos de alto desempenho e, principalmente, para os novos recursos baseados em inteligência artificial. Modelos de linguagem embarcados, edição inteligente de fotos, transcrição automática, personalização com aprendizado de máquina... tudo isso exige mais memória do que os 8 GB conseguem oferecer com folga.

Ou seja, essa mudança não é apenas cosmética. Ter mais memória RAM permite que o iPhone acompanhe a próxima geração de software e não apenas nos aplicativos.

Com 12 GB, o iPhone 17 Pro vai estar melhor preparado para:

  • Rodar modelos de IA localmente, sem depender da nuvem;
  • Ampliar o tempo de vida útil do aparelho frente às futuras atualizações do iOS;
  • Gerenciar mais aplicativos abertos simultaneamente, sem recomeçar do zero ao alternar entre eles;
  • Suportar jogos AAA e aplicativos profissionais com maior estabilidade e desempenho.

Segundo o jornal sul-coreano ET News, a Samsung vai fornecer cerca de 70% dos chips DRAM usados nos iPhones 17 Pro. A empresa, que já é a fornecedora das telas OLED da Apple, vai garantir parte da estrutura necessária para esse salto técnico. O restante da RAM será dividido entre duas outras gigantes da memória: SK hynix (em parceria com a LG Innotek) e a americana Micron, que contará com a japonesa Shinko Electric na produção dos módulos.

Modelos comuns ficam com 8 GB (por enquanto)

Por ora, tudo indica que apenas os iPhone 17 Pro e Pro Max vão receber os 12 GB de RAM. Os modelos tradicionais — incluindo o novo iPhone 17 Air — devem manter os 8 GB. No entanto, o analista Ming-Chi Kuo revelou que a Apple pode estender os 12 GB para o modelo Air também, dependendo da disponibilidade de memória DRAM no segundo semestre de 2025.

Fonte