Pelo segundo ano consecutivo, a Apple anunciou três novos iPhones de uma só vez. E com nomes confusos, como o iPhone XR, XS e XS Max, fica cada vez mais difícil descobrir qual pode ser o melhor dispositivo para você. E o jargão não termina aí. A12 bionic? Tela retina líquida? Mecanismo Neural? Não é fácil entender essas siglas confusas mesmo. Mas afinal, como escolher entre o novo iPhone XS, XS Max e XR?

Veja também: Vale a pena comprar o iPhone XR na Claro?

Como escolher entre o novo iPhone XS, XS Max e XR

Escolher o novo iPhone certo não é tão assustador quanto você imagina. Ignore os nomes confusos e concentre-se apenas em uma ou duas coisas que são mais importantes para você, seja uma tela gigante, uma câmera confiável ou cores que combinem com seu próprio estilo.

Outra questão para se levar em conta é se você tem um iPhone X e vale apena trocar por um desses modelos novos. Mas cabe a você decidir quanto dinheiro é sensato gastar em um smartphone. Porém, temos um artigo que pode ajudar você a esclarecer a dúvida.

Você pode gastar metade do dinheiro, e ainda obter um produto decente. Mas entre esses três, esse artigo deve ajudar a fazer a escolha certa. Primeiro, vamos examinar as (muitas) coisas que os três novos iPhones têm em comum.

O iPhone XS, XS Max E XR tem muitos recursos em comum

Você se lembra do iPhone 5C? Foi o iPhone mais barato, com designs muito coloridos. O iPhone XR é similar nesse sentido. Assim como o iPhone 5C, que tinha especificações bem semelhantes ao 5S, que foi introduzido junto ao 5C, mas tinha um design premium. Desta vez, a Apple está colocando o mesmo hardware nos três lançamentos atuais. As diferenças se referem ao tamanho da tela, capacidade da bateria e câmera, mas as semelhanças cobrem muito:

  • O processador: Todos os três novos iPhones compartilham o mais recente processador A12 Bionic da Apple, um chip de 7 nm que, de acordo com a empresa, representa um avanço no poder computacional móvel. Seus dois núcleos de desempenho (que lidam com tarefas intensivas) são "até 15% mais rápidos" do que o iPhone X, enquanto os quatro núcleos de eficiência (responsáveis ​​por alimentar o uso diário do aplicativo) são "até 50% mais eficientes". Embora o hardware do iPhone X desse conta do recado rodando o atual iIS 12, os novos iPhones estão mais preparados para o que há por vir. Cada novo iPhone também contém o mecanismo Neural de oito núcleos atualizado da Apple, capazes de lidar com tarefas de IA, que podem trabalhar com até 5 trilhões de operações por segundo. A conclusão é que todos os três telefones devem oferecer o mesmo desempenho extremamente rápido ao usar seus aplicativos no dia a dia.
  • Câmera principal: O iPhone XR pode não ter uma lente teleobjetiva/zoom, mas tem exatamente a mesma câmera primária de f/1.8 de 12 megapixels que o XS e o XS Max. A Apple diz que em cada um dos três modelos, a câmera usa um sensor totalmente novo (com pixels maiores) e capacidade para Smart HDR, que produz fotos com "alcance dinâmico muito maior" e menos ruído com pouca luz. A nova câmera também tem melhor desempenho com fotos congeladas, de acordo com a Apple. Como no ano passado, todos os novos iPhones podem gravar vídeo em 4K a 60 qps e slo-1080 em 240 qps.
  • Câmera TrueDepth frontal: O sistema de câmera usado para selfies, Face ID, Animoji e Memoji é o mesmo em todos os três novos iPhones. É um sensor f/2.2 de 7 megapixels
  • True Tone, displays coloridos: Embora usem diferentes tecnologias de exibição, o iPhone XS e o XR incluem a tecnologia True Tone da Apple, que ajusta a temperatura da tela para combinar com a iluminação ambiente ao seu redor. Eles também são capazes de mostrar uma ampla gama de cores P3.
  • Um sistema de identificação de rosto mais rápido: Sim, o botão home desapareceu de vez nos iPhones 2018 da Apple, mas a empresa acelerou o Face ID este ano, adicionando um enclave seguro mais rápido, e algoritmos mais inteligentes de digitalização de rosto.
  • Carregamento sem fio mais rápido: A Apple diz que todos os seus modelos de 2018 suportam carregamento Qi mais rápido do que o iPhone X, mas não fornece números claros sobre a diferença.
  • Suporte Dual-SIM: Os novos iPhones são capazes de suportar dois chips, incluindo tanto o eSIM quanto um cartão físico nano SIM no telefone. Isso tornará as viagens internacionais ou malabarismos de trabalho / linhas pessoais muito mais fáceis.
  • Gravação de áudio estéreo: De alguma forma a Apple demorou até 2018 para dar aos iPhones a capacidade de gravar áudio estéreo. Mas, pelo menos, finalmente aconteceu. O iPhone XS, XS Max e XR possuem quatro microfones incorporados para capturar som estéreo quando você está gravando um vídeo.
  • Melhores alto-falantes estéreo: Enquanto estamos no assunto, a Apple alega que todos os novos iPhones têm alto-falantes estéreo aprimorados com uma apresentação de áudio mais ampla.
  • Todos eles vêm com um carregador lento de 5W, e falta um adaptador de fone de ouvido: A Apple continua a incluir um carregador lento em seus aparelhos. E a empresa não está mais incluindo seu dongle de fone de ouvido na caixa, apenas o fone de ouvido com a entrada específica.

Compre o iPhone XS MAX se quiser uma tela grande

iPhone XS Max
iPhone XS Max

O iPhone XS Max foi projetado para pessoas que amam o iPhone Plus. Você obtém mais tela - uma tela de 6,5 polegadas - em um fator de forma teoricamente é menor do que o 8 Plus. Na verdade, esse modelo é maior para cima, mas menor dos lados. Assim, a pegada é mais fácil, mas você tem mais tela em nível de polegadas. A diferença será bastante sentida ao ver o feed do Instagram, assistir vídeos ou navegar na web.

Em primeiro lugar, o XS Max é um retorno dessa grande tela - agora com um entalhe e sem o botão home. O outro benefício é a vida útil da bateria. A Apple diz que o iPhone XS Max supera a resistência da bateria do iPhone X em 90 minutos. Mas se você achou que as edições do iPhone Plus não são fáceis de usar por causa do tamanho da tela, com o iPhone XS Max não será diferente.

Compre o iPhone XS se quiser poder de processamento, um smartphone utilizável com uma mão e com câmera dupla

iPhone XS
iPhone XS

O iPhone XS oferece um refinamento modesto do design liso que a Apple lançou com o iPhone X.Porém, ele é mais poderoso e mais rápido, graças ao gigabit LTE. A câmera é melhor, e há outras melhorias, como melhor resistência à água (agora IP68). Ah, e este modelo pode ser comprado na versão de cor dourada. 

Se o iPhone XS Max é muito para você, o XS vem em um tamanho mais amigável com os mesmos recursos. No topo dessa lista está sua câmera de lente dupla para modo retrato. Para aqueles que querem o melhor iPhone (com até 512GB de armazenamento), mas se preocupam com a usabilidade de uma mão, esta é a escolha certo. Ainda não é tão compacto como o iPhone SE, mas nem poderia, com esse poder de processamento. 

Escolha o iPhone XR se quiser um smartphone colorido, melhor duração de bateria e um smartphone um pouco mais modesto do que os outros iPhones 2018

iPhone XR
iPhone XR

Este que é o mais barato entre os lançamentos da Apple de 2018, veio exatamente para quem quer um iPhone de entrada. No entanto, ele compartilha muitas das mesmas características que os outros, incluindo os mais recentes avanços tecnológicos da Apple. 

Existem duas principais diferenças a serem lembradas. Uma é a tela: O iPhone XR tem uma tela LCD de 6,1 polegadas em vez dos painéis OLED de 5,8 ou 6,5 polegadas do XS. Não é tão nítido quanto o iPhone XS (326 ppi versus 458), mas os LCDs da Apple são vibrantes e brilhantes. O iPhone XR é um pouco mais largo (2,98 polegadas) do que o XS (2,79 polegadas), por isso, é algo a considerar se você não gosta de grandes dispositivos.

A outra diferença é a câmera, já que o XR tem apenas um sensor de 12 megapixels único com estabilização optica. Mas graças ao software, oferece o modo retrato e bokeh ajustável, além dos mesmos recursos de HDR inteligente. O desempenho entre as duas câmeras principais nos dois iPhones deve ser idêntico. Mas se você freqüentemente confiou ou gostou de usar a lente zoom em um iPhone Plus, você pode não gostar do iPhone XR.

A resistência à água IP67 é inferior à nova classificação IP68 do XS e do XS Max, mas ainda é boa o suficiente para proporcionar paz de espírito em uma tempestade repentina, ou se alguém acabar derrubando sem querer uma bebida sobre o seu smartphone. O corpo de alumínio não é tão substancial quanto o aço inoxidável, mas o aparelho se torna mais leve que os outros iPhones de 2018.

O verdadeiro ponto forte do iPhone XR é a cor. Com opções como coral, azul, amarelo e vermelho, é um dispositivo muito mais atraente neste sentido do que o iPhone XS. (E para aqueles que continuam dizendo que sua cor será escondida por ua capinha, lembre-se que é possível usar uma case transparente, ou ainda opções de película traseira e bumper.) Desde o iPhone 5C a Apple não oferecia tanta opção de cor.

Se você escolher o XR, estará obtendo muitos dos melhores recursos do iPhone XS em um pacote mais barato. E tem a melhor duração de bateria do que os outros iPhones deste ano. A Apple alega que o XR pode superar a bateria do iPhone 8 Plus na maioria dos casos em 90 minutos. Os iPhones Plus sempre tiveram um desempenho de bateria impressionante, e a ideia de ter um iPhone com uma ótima bateria pode agradar a muitos, já que esta sempre foi uma grande crítica dos usuários da marca.

Você perde no 3D Touch, mas que perda é essa? Não, você não poderá ir a uma seção específica de um aplicativo pressionando o ícone da tela inicial ou visualizando ("espiar" na terminologia da Apple) links de URL ou mídia. Mas outros recursos úteis (como mover o cursor ao pressionar o teclado virtual) foram expandidos para dispositivos sem o 3D Touch.

Não há uma opção ruim entre esses iPhones e, embora seja lamentável o alto preço que esses dispositivos chegam ao Brasil, o iPhone 8 Plus continua sendo uma opção decente para quem quer gastar menos.