Após o resultado do leilão do 5G ocorrido na última semana, milhões de brasileiros aguardam ansiosamente pelo desenvolvimento da tecnologia que deve colocar o Brasil entre os países com a mais avançada geração de redes. Esse projeto tem previsão apenas para julho de 2022, mas uma boa parcela de brasileiros ainda não aguardam essa novidade com grande expectativa. A realidade é que, de acordo com a Anatel, mais de 20 milhões de brasileiros ainda precisam se contentar com o antiquado 3G.

Anatel diz que 20 milhões de brasileiros não possuem 4G

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), fez um levantamento em dezembro de 2020, e identificou que 10% de toda a população brasileira ainda se conecta à internet pelo 3G. Ao todo, cerca de 33 milhões de dispositivos acessam a rede de terceira geração, sendo cerca de 20,6 milhões de celulares, e o restante de serviços comuns como maquininhas de pagamento.

No geral, são 220 municípios brasileiros sem acesso ao 4G, além de bairros e outras áreas mais afastadas. É claro que mesmo em regiões que possuem suporte à redes mais avançadas, existem usuários que optam por continuar com o seu chip 3G, talvez por conta dos altos preços cobrados por smartphones compatíveis com as tecnologias de última geração.

Em reportagem ao UOL Tilt, Eduardo Jacomassi, gerente de universalização da Anatel, explicou o contraste que há entre o avanço do 4G no Brasil quando comparado com a implementação em áreas mais afastadas.

"O 4G no Brasil avançou rapidamente. Você percebe que, a partir de 2015, a quantidade de acesso de 3G cai bastante. O que tem sido lento é a implementação na área rural. O problema é que ou os municípios são muito pequenos ou muito distantes, o que encarece a instalação. Como agência reguladora, temos que fazer com que chegue para todos."

O que o 5G vai mudar no Brasil?

Além de colocar o Brasil entre os países com a tecnologia mais avançada, o edital aprovado para o leilão do 5G edital prevê também que faixas do 4G sejam expandidas para todos os municípios brasileiros até 2024.

Entretanto, ainda há muitos obstáculos para que isso seja finalmente concluído, e boa parte deles está ligada com a política de cada um desses lugares. De acordo com Marcos Ferrari, presidente da Conexis Brasil Digital, algumas regras municipais atrasam a difusão nacional do 4G.

"Tem muitos municípios com uma política muito ruim para infraestrutura de telecomunicações", disse. "As leis que permitem as instalações são municipais e 90% delas são dificultadoras porque a tecnologia muda muito rápido e as regras demoram a mudar. Nós temos leis com 25 anos de atraso".

Fonte: Olhar Digital. Com informações de Uol Tilt.