O Programa de Universidade para Todos (ProUni) é uma concessão de bolsas do governo federal que utiliza às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para fornecer bolsas de estudos em vários cursos disponíveis em faculdades privadas, sendo possível receber descontos de 50 ou 100% dependendo da renda per capita da família.

Às inscrições tiveram início no dia 12 deste mês e encerram amanhã, sexta-feira (15), com resultados da primeira chamada previsto para divulgação no dia 19/01. Os candidatos que ainda não se inscreveram podem acessar o portal do Ministério da Educação e realizar o cadastro.

Quais são as bolsas disponíveis?

O ProUni oferta duas modalidades de descontos: 50% ou 100%. O benefício é selecionado automaticamente após o candidato informar a renda de cada indíviduo da família e a quantidade de pessoas que integram o núcleo familiar. Os valores informados deverão ser comprovados por meio de declarações do IRPF, holerite ou extrato bancário, por exemplo.

  • 50%: até três salários mínimos (R$ 3.300 por pessoa);
  • 100%: até um salário mínimo e meio (R$ 1.650 por pessoa).

Além da renda, também é preciso que o candidato às bolsas cumpra outros requisitos pré-estabelecidos pelo programa. São eles:

  • Não ter zerado na redação do Enem;
  • Nota mínima de 450 pontos na prova objetiva;
  • Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integram para redes particulares de ensino.

Atenção!

Nem todas as faculdades privadas fornecem bolsas de estudos através do ProUni, mas é possível verificar por cursos, instituições ou município antes de realizar a solicitação.

Faça a inscrição

Para que você tenha acesso à página de cadastro é preciso ter uma conta Gov.br, dessa forma é possível acessar diversos serviços do governo federal, como o Conecte SUS, Denatran e dentre outros.

1. Acesse o portal de inscrição do ProUni e toque sobre a opção 'Fazer inscrição'. Nessa área também é possível pesquisar bolsas ou visualizar sua inscrição já feita;

Página de inscrição do ProUni. Foto: Printscreen.
Página de inscrição do ProUni. Foto: Printscreen.

2. Em seguida faça login utilizando seus dados da conta Gov.br. Para isso basta informar o número do seu CPF e a senha de acesso. Tendo feito isso você será redirecionado para a aba de preenchimento de informações.

Obs: será preciso autorizar o acesso do ProUni aos seus dados da conta do governo, caso contrário não será possível concluir a inscrição!

Faça login com sua conta GOV.BR. Foto: Printscreen.
Faça login com sua conta GOV.BR. Foto: Printscreen.

Leia também:

3. A primeira etapa é confirmar os seus dados pessoais, como endereço, data de nascimento e telefones para contato. Em seguida será preciso responder a um questionário, tendo concluído pressione sobre o botão 'Salvar e prosseguir'.

Questionário do ProUni. Foto: Printscreen.
Questionário do ProUni. Foto: Printscreen.

4. Nesta etapa você deverá informar a renda bruta do seu grupo familiar. Também é preciso inserir o número de CPF e data de nascimento de cada um (independente da idade);

Informe os dados solicitados. Foto: Printscreen.
Informe os dados solicitados. Foto: Printscreen.

5. Por fim, pesquise o curso desejado e selecione-o. Agora basta aguardar até que os resultados saiam. A primeira chamada será divulgada no dia 19 de janeiro!

Pesquisa de curso no ProUni. Foto: Printscreen.
Pesquisa de curso no ProUni. Foto: Printscreen.

Fonte: Ministério da Educação.