A geração mais jovem já está habituada com o uso da internet. Porém, quem nasceu há mais de 30 anos sabe que nem tudo é como vemos hoje. Sim! A internet mudou muito, isso inclui programas, modo de interação, diversidade de sites, velocidade, entre outras coisas. Se você, assim como eu, já passou dos 30, deve lembrar muito bem do início de tudo, principalmente da internet discada, não é?

O que já foi sucesso há tempos, hoje caiu no esquecimento, algumas pessoas, inclusive, nem chegaram a usar. Lembram do Orkut? Foi a primeira rede social a se tornar popular no Brasil. Hoje estamos acostumados com os diversos mensageiros online, mas antes não era bem assim. Apenas algumas plataformas ofereciam o recurso, no mais, as conversas aconteciam mesmo pela troca de e-mails, que já era uma grande novidade.

No Brasil, a internet começou a apontar em 1988, na mesma época ela já estava sendo usada comercialmente nos Estados Unidos. Porém, foi somente na década de 90 que os brasileiros começaram a usufruir de todo o potencial que a internet podia oferecer. Inicialmente, toda a conexão era realizada através da rede telefônica (dial-up).

Na época, usar a internet era para poucos, já que a fatura era cobrada em pulsos por minuto, o que no final do mês poderia sair bem caro. Quem é dessa época deve ter dormido pouco, já que o ideal era acessar a internet da meia-noite às 6h durante a semana ou após as 14h no sábado até a segunda pela manhã.

O que se fazia na internet na década de 90?

A resposta para a questão acima é: Muita coisa. Isso mesmo, para a época, muita coisa. O pouco que havia era explorado ao máximo. Cada descoberta, cada site diferente, um mensageiro, tudo era interessante.

Em 1995, por exemplo, os sites de busca começavam a ter maior notoriedade. Na ocasião, o Yahoo!, Cadê, Altavista, eram os mais acessados.  O Google chegou posteriormente, e acabou roubando espaço de todos os demais.

Então, o que tinha de bom mesmo?

mIRC

mIRC

Quem viveu os primórdios da internet deve ter experimentado o mIRC. O programa de chat foi criado em 1995 e permitia que o usuário entrasse em uma sala de um assunto específico e conversasse com pessoas do mundo todo. O programa, mesmo tendo perdido espaço, continua disponível.

 

ICQ

ICQ

Quem não lembra do som de notificações do ICQ? Impossível esquecer. O programa foi desenvolvido em 1996 por quatro jovens israelenses com a finalidade de facilitar a comunicação instantânea entre os usuários do Windows. No seu primeiro ano de vida conquistou um milhão de fãs. O layout era bastante simples e a identificação de cada indivíduo era através de um número (Tenho boa memória, ainda lembro!). O ICQ está disponível para dispositivos móveis, porém, o difícil é encontrar amigos online.

 

MSN

MSN

O MSN foi lançado em 1999 como Windows Live Messenger. O programa ganhou popularidade rapidamente entre o público mais jovem. Através dele era possível conversar, enviar fotos, músicas e também iniciar partidas. A plataforma acabou sendo descontinuada em 2013 pela Microsoft. Os usuários acabaram migrando para o Skype.

 

Orkut

Orkut

Não podemos esquecer do Orkut, febre no Brasil. A plataforma foi criada em 24 de janeiro de 2004, sendo a primeira rede social a fazer sucesso. Através do programa do Google era possível deixar recados para os amigos, entrar em comunidades de interesse, enviar mensagens privadas, ter acesso ao registro de visitas e ainda classificar os amigos. Como bem sabemos, o serviço acabou sendo descontinuado.

 

E o futuro?

Difícil comentar o futuro da internet, ou melhor, o que poderemos encontrar. Em relação as redes sociais, como podemos perceber, o que um dia foi sucesso, acabou perdendo espaço, sendo assim, o que é sucesso hoje, pode ser que amanhã não seja.

Claro que, olhando para o passado, percebemos que as empresas estão cada vez mais atentas ao que os usuários buscam e tentam se adequar ao meio para continuar em alta, sistema percebido pelo Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outras plataformas.

Mesmo assim, não há garantias. Vamos aproveitar o que temos hoje. Amanhã poderá virar somente em história.

Bom, eu me diverti muito relembrando os primórdios de tudo. Fico feliz em ter vivenciado tais fases e aproveitado os recursos que a época disponibilizava. Espero que também tenham gostado e revivido um pouco do passado! Recordar sempre é bom!