No Brasil, a chegada da rede 5G ainda é uma incógnita, sendo que as operadoras mal comentam sobre o assunto. Situação bem diferente no exterior, na Itália, por exemplo, a TIM já começou a testar a rede 5G. A Huawei foi a primeira empresa a lançar uma antena 5G de uma operadora, além de confirmar que os seus smartphones de 2019 irão contar com suporte à inovadora rede. Agora, a novidade da vez é que uma operadora dos Estados Unidos irá fornecer serviços e aparelhos com 5G em 2019.

E o Brasil? Estados Unidos dizem que 5G chegará em 2019.
E o Brasil? Estados Unidos dizem que 5G chegará em 2019.

Na 3rd Generation Partnership Project (3GPP), os novos padrões de hardware para o suporte da rede 5G foram apresentados com especificações de variação no espetro e ainda no nome do padrão, ou seja, 5G NR (Novo Rádio). A operadora Sprint, dos Estados Unidos, durante a conferência, comentou os seus planos em relação ao uso da rede 5G:

"Este é um importante marco histórico e nós estamos fazendo grande progresso acelerando o desenvolvimento e a comercialização do 5G NR na banda de 2,5 GHz. O 5G vai incentivar uma inovação dramática e progresso ao redor do mundo, e vemos grande oportunidade no 5G móvel, máquinas massivas de comunicação e comunicações ultra confiáveis e de baixa latência," afirmou Dr. John Saw, Diretor de Tecnologia da Sprint.

Para a rede 5G ainda existem algumas finalizações, porém, os países mais desenvolvidos estão confiantes e empolgados com a chegada do padrão em 2019. O ano de 2018 será reservado para algumas demonstrações como, por exemplo durante os Jogos Olímpicos de Inverno, que irá acontecer na Coreia do Sul.

A nova geração das redes de comunicação deverá mudar o mundo, já que irá proporcionar velocidades de até 5 Gbps, latência menor que a rede 4G.

No Brasil, a implantação da rede parece ainda estar distante e, infelizmente, deverá demorar ainda bastante tempo para chegar.