A princípio, a falha de segurança nos chips da Intel não é um problema relacionado somente a gigante dos processadores, isso porque a brecha teria ligação com outras fabricantes, no caso, AMD e ARM.

Veja: A Microsoft lançou uma atualização para este problema.

A má notícia teria vindo de uma declaração feita pela própria Intel, com o objetivo de corrigir as informações reveladas ao The Register alguns dias atrás. Inicialmente, a companhia informou que o problema não é resultado de uma falha de projeto e ressalta que ela não é a única vítima neste caso. Mesmo permitindo acesso a dados de maneira indevida, a brecha não permite que terceiros consigam modificar, corromper ou apagar dados.

Intel diz que não é a única vítima no caso
Intel diz que não é a única vítima no caso

Além disso, a Intel informa que está em conjunto com outras fabricantes, que estão tendo o mesmo problema, buscando soluções para realizar as devidas correções do produto. E também, que somente terá queda de desempenho, aqueles que trabalharem pesado nos seus aparelhos, mas promete que este problema será resolvido em breve.

E porque manteve segredo?

Na verdade, as companhias pretendiam revelar em conjunto a falha na segurança, mesma data em que contariam com patches para os dispositivos e sistemas, com isso, o tempo seria pequeno para que os hackers tivessem a oportunidade de se aproveitar da situação.

Veja abaixo a declaração da Intel na íntegra:

"A Intel e outras companhias de tecnologia foram informadas de uma nova pesquisa de segurança descrevendo métodos de análise de software que, quando usados para propósitos maliciosos, têm o potencial de juntar impropriamente dados sensíveis de dispositivos de computador que estão operando como projetado. A Intel acredita que esses exploits não têm o potencial de corromper, modificar ou deletar dados.

Relatos recentes de que esses exploits são causados por um ‘bug’ ou uma ‘falha’ e são únicos para os produtos da Intel são incorretos. Com base na análise atual, muitos tipos de dispositivos de computador - com muitos processadores e sistemas operacionais de diferentes vendedores - são suscetíveis a esses exploits.

A Intel está comprometida com a segurança do produto e do consumidor e está trabalhando de perto com muitas outras empresas de tecnologia, incluindo AMD, ARM Holdings e várias outras vendedoras de sistemas operacionais, para desenvolver uma abordagem para toda a indústria para resolver esse problema prontamente e construtivamente. A Intel começou a prover atualizações de software e firmware para mitigar esses exploits. Ao contrário de alguns relatos, quaisquer impactos de performance são dependentes da carga de trabalho e, para o usuário de computador médio, não deve ser significativa e deve ser mitigada com o tempo.

A Intel está comprometida com as melhores práticas da indústria de divulgação responsável de problemas de segurança em potencial, motivo pelo qual a Intel e outras vendedoras tinham planejado revelar esse problema na próxima semana, quando mais atualizações de software e firmware estarão disponíveis. Entretanto, a Intel está fazendo essa declaração hoje devido aos relatos de mídia atualmente imprecisos.

Cheque com o vendedor de seu sistema operacional ou fabricante do sistema e aplique quaisquer atualizações disponíveis assim que elas estiverem disponíveis. Seguindo boas práticas de segurança que protegem contra malwares em geral também vai ajudar a proteger contra possíveis explorações até que as atualizações possam ser aplicadas.

A Intel acredita que seus produtos são os mais seguros no mundo e que, com o apoio de suas parceiras, as soluções atuais para esse problema provêm a melhor segurança possível para seus consumidores."