O Instagram oferece alguns recursos de privacidade bem interessantes, incluindo a possibilidade de restringir um usuário para limitar seus comentários e mensagens, sendo essa uma forma de se livrar de certas interações sem ter que deixar de seguir ou bloquear alguém. Abaixo, vamos te mostrar como restringir uma conta na rede social e explicar tudo o que acontece em seguida.

O que é a função restringir no Instagram?

A função restringir no Instagram é uma forma de limitar as interações de uma determinada pessoa. Após ativar esse recurso, a conta restrita passa a ver menos detalhes sobre você e as formas de contato são limitadas.

Essa opção pode ser usada para ter mais privacidade ou simplesmente limitar as interações de uma pessoa na rede social, mas sem precisar tomar ações mais drásticas, como bloquear ou deixar de seguir o perfil.

Como restringir alguém no Instagram

Tempo necessário: 1 minutos

  1. Entre no perfil que deseja restringir e toque nos três pontos no canto superior direito;

    Passo 1 de: Como restringir alguém no Instagram
  2. Selecione a opção "Restringir";

     
    Passo 2 de: Como restringir alguém no Instagram
  3. Toque no botão "Restringir conta" para concluir.

     
    Passo 3 de: Como restringir alguém no Instagram

O que acontece após restringir alguém no Instagram?

Quando você restringe uma conta no Instagram, a rede social limita as interações daquele usuário com seu perfil, incluindo:

  • As mensagens diretas são enviadas para a caixa de "Solicitações de Contato";
  • Os comentários feitos pela conta restrita são ocultados por padrão;
  • A plataforma não envia notificações sobre novos comentários feitos pelo perfil;
  • Você deve aprovar os comentários da conta restrita para que eles sejam exibidos publicamente — também é possível apenas excluir ou ignorar as mensagens.

Vale ressaltar dois pontos importantes: o Instagram não notifica alguém que sofreu uma restrição e, apesar do recurso limitar as interações, a conta ainda poderá ver seus Stories, Reels e publicações. Para impedir qualquer tipo de contato, é necessário bloquear o perfil.