O Instagram permite que softwares de terceiros, como Hootsuite e SocialFlow, agendem a publicação de conteúdos na plataforma, como fotos, vídeos e Reels. No entanto, parece que a empresa pretende levar essa funcionalidade diretamente para o aplicativo, oferecendo mais praticidade aos criadores de conteúdo e diminuindo a necessidade de outros programas.

Recurso em teste

Em um comunicado ao TechCrunch, um porta-voz da Meta, dona do Instagram, revelou que a empresa realmente está testando uma ferramenta que permite agendar postagens. "Estamos testando a capacidade de agendar conteúdo com uma porcentagem de nossa comunidade global", disse.

No Twitter, o usuário "WFBrother" compartilhou capturas de tela mostrando a funcionalidade. A opção de agendamento está disponível na seção "Configurações avançadas" ao criar uma nova postagem ou Reels. Para ativá-la, basta tocar em "Agendar esta postagem" e selecionar a data e hora.

Para visualizar todas as postagens agendadas, você pode tocar em "Conteúdo agendado" no menu de hambúrguer do perfil. Nessa seção, o usuário também consegue reagendar o conteúdo, alterando os dados inseridos anteriormente.

Ainda não há informações sobre a disponibilidade geral, mas se tudo ocorrer como o esperado durante os testes iniciais, é possível que essa ferramenta tão aguardada chegue para todos os usuários em breve. Vale ressaltar que o Instagram vem "estudando" a implementação da opção de agendamento desde julho.