Após duras críticas da mídia a respeito do resultado da pesquisa do Facebook e a decisão tomada pela empresa frente a isso, Adam Mosseri, chefe do Instagram, declarou no blog do Instagram que está pausando o desenvolvimento do aplicativo "Instagram Kids". Entretanto, Adam diz que mesmo tomando esta decisão, a empresa continuaria a desenvolver ferramentas de supervisionamento para os pais (ou responsáveis).

Durante o comunicado no blog do Instagram, Adam culpa a mídia e seus críticos por interpretar de maneira errônea o propósito do app mencionado acima.

App do Instagram para crianças tem desenvolvimento pausado após críticas

O chefe do Instagram diz:

"Isso nunca foi feito para crianças mais novas, mas para adolescentes (de 10 a 12 anos)."

Em um tweet, Adam acrescenta sobre o novo aplicativo do Instagram dizendo:

"Vazou muito antes de sabermos o que seria. As pessoas temiam o pior e tínhamos poucas respostas nessa fase. É claro que precisamos de mais tempo nisso."

Pausa no desenvolvimento do "Instagram Kids"

A decisão de pausar o desenvolvimento do "Instagram Kids" veio após a publicação de diversas matérias do Wall Street Journal (WSJ) criticando a decisão e postura tomadas pelo Facebook, empresa responsável pelo Instagram. Uma das críticas dizia que de acordo com a própria pesquisa do Facebook, o Instagram seria prejudicial para alguns adolescentes, mas que a empresa estava ignorando este fato ao continuar com o desenvolvimento do Instagram para crianças.

O estrategista sênior do Center for Digital Democracy, Kathryn Montgomery, chegou a dizer a BBC News em abril que:

"O Facebook afirma que criar um Instagram para crianças ajudará a mantê-las seguras na plataforma. O verdadeiro objetivo da empresa é expandir sua lucrativa e lucrativa franquia Instagram para um público ainda mais jovem, apresentando às crianças um poderoso ambiente de mídia social comercializado que representa sérias ameaças à sua privacidade, saúde e bem-estar."

Adam Mosseri justifica a intenção da criação do Instagram para crianças

De acordo com Adam, responsável pelo Instagram, os críticos irão ver o Instagram pausando o desenvolvimento da versão infantil do aplicativo "como uma concessão de que o projeto é uma má ideia".

Entretanto, Adam diz:

"Tenho que acreditar que os pais prefeririam a opção de seus filhos usarem uma versão do Instagram apropriada para a idade - que lhes proporcionasse supervisão - do que a alternativa. Mas não estou aqui para minimizar suas preocupações, temos que entender isso direito."