No início desta semana o Facebook foi acusado de ter ciência de que o Instagram é "tóxico" para adolescentes e continuar a oferecer a plataforma para este público. O autor da denúncia é o The Wall Street Journal (WSJ), onde é dito que de acordo com a própria pesquisa do Facebook, o Instagram seria prejudicial para alguns adolescentes. Agora, legisladores de Capitol Hill, bairro que abriga a sede do governo dos EUA em Washington, D.C., começaram a pressionar o Facebook para abandonar seu projeto de tornar o Instagram uma plataforma "sem riscos" para crianças e adolescentes.

De acordo com o site NPR, o senador Ed Markey de Massachusetts, os representantes Kathy Castor da Flórida e Lori Trahan de Massachusetts, enviaram uma carta para Mark Zuckerberg, CEO do Facebook. Nela, foi discorrido sobre a preocupação com os planos da empresa de lançar uma versão do Instagram para menores de 13 anos.

Em audiência no início de 2021, Mark disse que a pesquisa relacionada aos impactos na saúde mental das crianças devido ao uso das redes sociais ainda é inconclusiva

Durante o texto da carta, foi mencionada a audiência que Mark participou em março, onde ele alegou que a pesquisa do Facebook sobre os impactos das redes sociais na saúde mental das crianças ainda não é conclusiva. Markey, Castor e Trahan, dizem na carta:

"Embora você tenha dito publicamente ao Congresso que 'a pesquisa [que eu] vi é que o uso de aplicativos sociais para se conectar com outras pessoas pode ter benefícios positivos para a saúde mental', a pesquisa de sua própria empresa aponta para relações perturbadoras entre o uso do Instagram e a mentalidade dos jovens desafios à saúde.

Crianças e adolescentes são populações particularmente vulneráveis ​​online, e essas descobertas pintam uma imagem clara e devastadora do Instagram como um aplicativo que representa ameaças significativas ao bem-estar dos jovens. Estamos profundamente preocupados que sua empresa continue falhando em sua obrigação de proteger os usuários jovens e ainda não tenha se comprometido a interromper seus planos de lançar novas plataformas voltadas para crianças e adolescentes."

Resumo do que foi pedido pelos legisladores na carta para Mark

Basicamente, foi pedido na carta para que Mark concordasse em abandonar quaisquer planos para suas redes sociais que incluíssem jovens. Além disso, foi questionado se o CEO do Facebook "revisou pessoalmente" a pesquisa sobre a saúde mental dos usuários jovens de suas redes sociais feita por sua empresa. No texto, os legisladores solicitam que Mark compartilhe cópias de todas as pesquisas internas e externas realizadas até agora por sua companhia ou que foram encomendadas ou acessadas.